Portal CDT/UnB - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Mensagem
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Notícias
Últimas notícias
25
Jul

ABPES...

Serviços
Serviço Externo
Consultorias
Observando-se a carência de consultorias específicas para a realidade cultural local, a Incubadora presta consultorias nas áreas de sua competência para empreendimentos culturais ou entidades em interface de investimento ou atuação no setor cultural.

Elaboração de Estudos e Projetos
Um dos objetivos da Incubadora é disponibilizar e articular informações precisas sobre o cenário cultural do Distrito Federal e Entorno. Dessa forma, são desenvolvidos estudos, pesquisas e artigos sobre a economia da cultura local. A Incubadora também apoia a elaboração de projetos para editais específicos e escrita de projetos-matriz de iniciativas culturais.

Capacitação
A Incubadora, por meio de seus núcleos, organiza e ministra processos de capacitação específicos para o setor cultural, com metodologia e conteúdo adequados às necessidades de cada empreendimento ou grupo.

Incubação
O que é Incubação?
Incubação é o processo pelo qual a Modalidade Arte e Cultura apoia os empreendimentos a alcançar sua sustentabilidade e a efetivação do seu impacto social e econômico. O trabalho é desenvolvido por meio de capacitação, assessoramento e consultorias, e acontece em três fases: pré-incubação, incubação e graduação.

Durante essas etapas, o empreendimento é avaliado e recebe apoio dos sete Núcleos da Modalidade para desenvolver seus processos organizacionais e estratégicos. São eles: Coordenadoria, Administrativo-Financeiro, Desenvolvimento Humano, Jurídico, Projetos, Comunicação e Marketing. Além do processo formal de Incubação, a iniciativa desenvolve processos de capacitação, elabora estudos e projetos e fornece consultorias específicas.

Conheça o processo de Incubação
A metodologia resumida de incubação consiste em:

- Prospecção de empreendimentos artístico-culturais alinhados à proposta da Incubadora;

- Avaliação e reunião de informações junto aos empreendimentos prospectados;

- Construção colaborativa do plano de trabalho da pré-incubação junto ao empreendimento apoiado;

- Desenvolvimento participativo das atividades defindas;

- Ao fim da etapa de apoio inicial (pré-incubação), realiza-se a avaliação do trabalho desenvolvido e decide-se pela continuidade do apoio;

- Em momento da incubação, é refeito o processo de construção do plano de trabalho, bem como sua aplicação, com pontos de avaliação periódicos;

- No caso de projeção de graduação, o empreendimento é avaliado por critérios específicos durante período de tempo e pode obter o status de associado.

Etapas de Incubação
Pré-Incubação
A pré-incubação consiste na preparação do empreendimento para implantação do apoio contínuo da incubadora. Essa etapa tem como objetivo o inter-conhecimento entre a Incubadora e o empreendimento, o desenvolvimento ou revisão de um projeto-matriz e de um plano de negócios do empreendimento, assim como a aplicação de um ciclo de capacitações.

Incubação
Nesse momento, se aprofunda o atendimento da Incubadora por meio de seus núcleos, que desenvolvem assessorias, consultorias e processos de capacitação. As ações são aplicadas de modo que os empreendimentos atinjam eficiência, eficácia e autonomia no planejamento, organização, execução e articulação de suas atividades.

Graduação
Essa etapa consiste no gradual processo de desincubação do empreendimento. Uma vez que seja analisado que ele está preparado para desenvolver seu trabalho de maneira autônoma, a Incubadora deixa de ter atuação e investimento contínuo no empreedimento. Durante este acompanhamento mais independente, o empreendimento será novamente analisado para certificar sua formação.

INCENTIVO
O processo de Incentivo é uma nova forma de trabalho que a Incubadora de Arte e Cultura encontrou para flexibilizar e ampliar sua base de atendimento. O objetivo principal é disseminar o profissionalismo e o empreendedorismo no setor cultural.

Neste novo processo, o empreendimento incentivado terá acesso a um banco de horas dos técnicos da Incubadora, que irão prestar capacitações, consultorias e assessorias. Além disso, quem participar deste processo terá acesso a algumas ações desenvolvidas pela modalidade no processo de incubação.

As atividades que o empreendimento realiza junto com a Incubadora são definidas pelo incentivado, com apoio da coordenadoria da Articula DF, a partir dos principais problemas e gargalos identificados pelo próprio empreendimento.
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136