Portal CDT/UnB - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Mensagem
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Notícias
Últimas notícias
23
Nov

MEJunta 2...

Perguntas Frequentes

O que são empresas de base tecnológica?

Empresas de base tecnológicas são aquelas cujos processos estão voltados para o desenvolvimento e a produção de novos bens, serviços e/ou processos, em sua maioria por meio da aplicação do conhecimento dos sócios e colaboradores, da utilização de tecnologia inovadora e de gastos com P&D&I. Estas empresas geralmente atuam em setores e com tecnologias bastante específicas, ainda não padronizadas.

O que é Tecnologia Social?

A tecnologia social é a produção e socialização de bens, técnicas ou metodologias desenvolvidos com base na interação com as comunidades e que resultem em soluções efetivas de transformação social. Em outras palavras, esse tipo de tecnologia tem como finalidade solucionar demandas concretas, vividas e identificadas por uma população.

São característicos da tecnologia social o processo de decisão democrático com a mobilização e a participação na tomada decisões, os conhecimentos compartilhados passíveis de gerar novos conhecimentos, o planejamento da ação coletiva, a sustentabilidade das propostas coletivas e a geração de aprendizagens, que sejam referências para novas experiências com formação crítica do próprio desenvolvimento tecnológico.

A empresa precisa estar formalizada (ter o CNPJ) para participar da Multincubadora?

Para participar do Programa na fase de pré-incubação, não é necessário que o empreendimento possua um CNPJ. Basta que a equipe esteja formada, o processo e/ou serviço esteja em fase de desenvolvimento e que os empreendedores apresentem durante o processo de seleção uma ideia de negócio inovadora. A formalização da empresa deve acontecer durante a transição ao processo de incubação.

Qualquer tipo de empreendimento pode participar do programa? Existe alguma restrição?

O Programa Multincubadora de Empresas apoia empreendimentos de base tecnológica e de tecnologia social. Inseridos nessas áreas de atuação estão diversos segmentos, que são contemplados a cada Edital.

É necessário que os sócios estejam vinculados á UnB para participar do processo de seleção (aluno, ex-aluno, professor, pesquisador)?

Não. Os empreendedores não precisam ter vínculo com a UnB para fazer parte do programa.

Qual o período de pré-incubação e incubação?

A pré-incubação ou o Hotel de Projetos tem o período de até 6 meses. De acordo com o desenvolvimento do empreendimento ele pode ser selecionado para o processo de incubação antes deste período. Já a fase de incubação pode ter duração máxima de 3 anos.

O Programa Multincubadora apoia os empreendimentos com recursos financeiros?

Não. Contudo, o Programa apoia o empreendimento na prospecção e elaboração de projetos para captação de recursos.

Todas as empresas incubadas têm direito a espaço físico?

Não. O espaço físico individualizado na sede do CDT/UnB é destinado apenas às empresas de base tecnológica, por necessitarem de maior proximidade com laboratórios, equipamentos e apoio de professores e pesquisadores da UnB. Ainda, disponibilização de salas aos empreendimentos incubados está sujeita à disponibilidade de espaço físico no CDT/UnB.

Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136