Portal CDT/UnB - Notícia: Empresa incubada do CDT/UnB almeja o mercado internacional
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

NOTICIAS
ULTIMAS NOTICIAS
Empresa incubada do CDT/UnB almeja o mercado internacional
06/11/2012

IPe tem foco na sustentabilidade e grandes projetos

Um mundo inteiro voltado para o desenvolvimento sustentável, tecnologia verde e preservação ambiental. Com conceitos como esses, no âmbito do empreendedorismo, pode ser difícil imaginar o desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços inovadores sem confrontá-los. Nesse contexto das startups, ou seja, um pequeno negócio que pode render dinheiro, sem muito investimento, essas ideias são cada vez mais palpáveis e viáveis, onde as empresas desenvolvem produtos e serviços que prezam pela sustentabilidade, tanto na sua produção quanto nos possíveis usos. 

É o caso da IPe Engenharia de Redes, empresa incubada do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), que atua no segmento de redes de computadores, desenvolvendo produtos relacionados a cloud computing e segurança. Nascida no cerrado e carregando em sua marca o ipê, sua árvore símbolo, a IPe busca ser referência em como avanço tecnológico e sustentabilidade podem caminhar juntos.
 
   Atualmente, a empresa desenvolve o Eco2Box, plataforma para uso racional de      energia elétrica em ambiente doméstico e empresarial e o IPe PLEASE, mecanismo de autenticação segura sem necessidade de senha. A empresa implementa, ainda, soluções privadas de computação em nuvem.
 
   A partir do cálculo da “pegada de carbono”, ou seja, do quanto o consumo energético equivale em emissão de gás carbônico, o Eco2Box pode auxiliar na redução do consumo de energia em até 15%. Para se ter uma ideia do potencial impacto desta tecnologia, estima-se que o Brasil emita 2,2 bilhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera todos os anos.
 
     O aparelho coleta informações das tomadas e as direciona ao computador, onde são   apresentados gráficos simplificados que mostram, inclusive, quantas árvores teriam que ser plantadas para compensar aquele banho demorado ou uma noite com a televisão ligada. O morador pode ter informações de cada aparelho conectado ao sistema, como geladeiras e computadores, e conta também com gráficos de medições diárias, mensais e de variação de gastos.
 
 
 
Foto: Divulgação 
 
IPe no mercado internacional 
 
Em setembro deste ano, empresários brasilienses tiveram a oportunidade de ir ao Vale do Silício apresentar suas startups a investidores da Califórnia. O grupo participou do TechCrunch Disrupt, considerado o maior evento do setor de tecnologia no mundo. Brasília levou a maior delegação de brasileiros para o evento, no qual a intenção era fazer contatos, promover ideias e captar investimentos. 
 
Dentre o grupo de brasileiros, estava o sócio da IPe, Roberto Braga, que fez exposição dos seus produtos, em especial o Eco2Box, no Brazilian Pavilion do espaço Startup Alley.
 
“O que mais me chamou a atenção na feira foi justamente o aspecto de networking. Todo mundo é muito disponível para falar sobre seus negócios – até os chefões das maiores empresas – e todo mundo quer te apresentar pra alguém que pode te ajudar. Investidores também, eles são muito acessíveis. Todo mundo quer ouvir o que é o seu projeto, o que você está buscando”, afirma Roberto. 
 
A IPe Engenharia de Redes hoje faz parte do portfólio da BRIIX, uma plataforma de investimentos de impacto no Brasil, voltada para negócios de sustentabilidade e  educação. Além disso, está constantemente se aperfeiçoando e em busca da inovação para alcançar cada vez mais o mercado internacional. Para Roberto Braga, o Eco2Box tem uma “pegada” internacional muito boa, e o fato de ser desenvolvido no padrão brasileiro, mas adaptável às tomadas de cada país representa um fator decisivo nesse processo de internacionalização do produto.
 
Roberto Braga    
 
 
    “Nosso produto tem uma escolha técnica bem delicada, devido ao sistema elétrico. Se ele vier com uma pinagem diferente pode ser que inviabilize, mas apesar disso, ele tem uma pegada internacional muito boa, tem uma receptividade até maior do que no Brasil. Então, apesar de estar com essa pinagem voltada para o padrão nacional, a gente já teve essa preocupação, desde a concepção, de deixá-lo pronto para adaptar aos padrões internacionais, mudando apenas a parte externa do aparelho”, revela. 
 
     
 
Foto: Lívia Machado
 
 
Nesse sentido, o projeto Soft Landingda European Business & Innovation Centre Network (EBN), do qual o CDT/UnB – e suas respectivas empresas incubadas – faz parte será importante para tornar esse sonho mais real. O projeto tem como objetivo principal promover a internacionalização das micro e pequenas empresas por meio do intercâmbio de empresas incubadas, permitindo que elas tenham maior facilidade de acesso ao mercado.
 
 

LÍVIA CAROLINA MACHADO
Jornalismo
Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento e Comunicação - NPDC
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UnB

 

 

 

Últimas notícias
Edital de Chamamento Público nº 1/2020
Data: 07/01/2020
A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB), com sede no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Prédio da Reitoria, 1º Andar, Brasília - DF, torna pú...
Saiba mais
HACKATHON - FEIRA DE NEGÓCIOS E INOVAÇÃO
Data: 20/11/2019
Base de dados...
Saiba mais
MOMENTO EMPREENDEDOR
Data: 19/11/2019
Chegou o seu momento Empreendedor!!! Se inscreva para participar de um momento de troca de Experiência entre diversas Startups do DF...
Saiba mais
Feira de Negócios e Inovação 2019
Data: 05/11/2019
Inscrições Abertas - Feira de Negócios e Inovação - 2019 Nos dias 21 e 22 de novembro, o Ambiente de Inovação da UnB realizará a 9ª ed...
Saiba mais
BREVE DESCRIÇÃO DAS EJs
Data: 11/10/2019
Documento com uma breve descrição da Ejs do CDT/UnB...
Saiba mais
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136