Portal CDT/UnB - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Fechar

Parcelas Disponíveis

Senha para realizar a inscrição
Fechar
Acesso ao portal CDT

Esqueceu a senha? clique aqui.

Quero me cadastrar no portal

Notícias
Últimas notícias
23
Nov

MEJunta 2...

MEJ
O que é o movimento empresa júnior?
O Movimento Empresa Júnior (MEJ) iniciou-se em 1967, na França e rapidamente se difundiu no meio acadêmico francês, resultando na criação da Confederação Nacional das Empresas Juniores em 1969. Na década de 80, o modelo francês consolidou-se e começou a se difundir internacionalmente, sendo levado para Suíça, Bélgica, Espanha, EUA e Brasil.
Esse movimento foi trazido para o Brasil, em 1988, pela Câmara de Comércio e Indústria Franco-Brasileira, tendo como pioneiras as empresas juniores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade Federal da Bahia. Em termos quantitativos, o movimento brasileiro expandiu-se tanto que em sete anos (de 1988 a 1995), surgiram 100 empresas, número que foi atingido na França, em 19 anos (entre 1967 e 1986).
Atualmente, o MEJ no Brasil cresceu, profissionalizou-se e amadureceu. Há 27.800 universitários espalhados em 14 Federações e em cerca de 1.120 empresas juniores brasileiras, que realizam cerca de 2.000 projetos por ano e faturam um PIB aproximado de R$ 8, 5 milhões.

Objetivos das EJs
Quais os objetivos das empresas juniores?
  • Proporcionar ao estudante aplicação prática de conhecimentos teóricos, relativos à área de formação profissional específica;
  • Desenvolver o espírito crítico, analítico e empreendedor do aluno;
  • Intensificar o relacionamento empresa-universidade;
  • Facilitar o ingresso de futuros profissionais no mercado, colocando-os em contato direto com o seu mercado de trabalho;
  • Contribuir com a sociedade, através de prestação de serviços, proporcionando ao micro, pequeno e médio empresário, especialmente, um trabalho de qualidade a preços acessíveis.
Universidade de Brasília - Edifício CDT
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília - Distrito Federal
Caixa Postal: 04397 Cep: 70904-970
E-mail: atendimento@cdt.unb.br
Telefone: + 55 61 3107-4100
Fax: + 55 61 3107-4136