Vitrine

Data da criação: 12/12/2022
Tipo de proteção: Programa de Computador
Linguagem: Python
Prazo legal de proteção: 50 anos  contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,

da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Pela UnB: Gustavo de Luna Sales | Pesquisa UnB
  Caio Frederico e Silva | Pesquisa UnB
  Joára Cronemberger Ribeiro Silva | Pesquisa UnB
  Vanda Alice Garcia Zanoni | Pesquisa UnB
  Valmor Cerqueira Pazos Lattes
  Bia Missiaggia Moraes | Lattes
  Cauê Cordeiro Santos Lattes
  Beatriz de Mattos Maciel Lattes
  Andressa Kelly Santos da Silva | Lattes
  Amanda de Macedo Costa ­ | Lattes
  Laura Elisa Becker Bauer | Lattes
Unidade Acadêmica: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | Link do site
Departamento: Departamento de Tecnologia (TEC) | Link do site
  Departamento Projeto, Expressão e Representação (PRO) | Link do site
Classificação - Categoria: Ciências Exatas e Informática
Classificação - Subcategoria: Simulações Computacionais e Análise de Dados

FERRAMENTA PARA PROMOVER A CONSTRUÇÃO DE EDIFICAÇÕES AMBIENTALMENTE SAUDÁVEIS

Ventilar naturalmente os recintos que compõem uma habitação implica, por exemplo, em reduzir o nível de exposição dos ocupantes a substâncias químicas e/ou orgânicas nocivas à saúde. A disseminação de possíveis patógenos por meio do ar, através de gotículas e aerossóis, como o SARS-CoV-2, se deve tipicamente pela tosse, pelo espirro, pela respiração, pela descarga sanitária, pela conversação próxima, entre outros. Assim, em ambientes com baixa renovação do ar ou dependentes unicamente de sistema artificial de climatização, a transmissão desse tipo de patógeno pode ocorrer diretamente pelas vias respiratórias e/ou indiretamente pela suspensão de partículas acumuladas em superfícies. No cenário de médio e longo prazo haverá uma forte necessidade de repensar como as habitações deverão ser projetadas, construídas e mantidas – no sentido de cumprir sua função de abrigo e elemento de promoção do bem-estar social, sustentabilidade e qualidade ambiental.

Diante desta demanda, os pesquisadores(as) da Universidade de Brasília desenvolveram o software Q-VENT, que realiza o cálculo das renovações de ar que ocorrem por hora, em recintos fechados, em edificações residenciais, em escritórios e hospitais. O cálculo é realizado após o usuário do programa inserir as informações referentes às variáveis principais solicitadas (local/cidade, orientação da abertura, área efetiva de abertura, volume do ambiente e altura da abertura). Ao inserir tais informações, o algoritmo identifica a velocidade do ar correspondente, quantifica a renovação do ar e compara com parâmetros de referência do seu banco de dados. Assim, por meio de uma escala de cores/valores, o usuário é informado se as condições atuais do ambiente em estudo atendem ou não aos parâmetros de referência selecionados.

Facilidade de uso: Utiliza equações simplificadas em seu algoritmo de cálculo que fornecem valores aproximados de grande utilidade durante as etapas iniciais do projeto;
Não requer treinamento para ser usado.
Eficiência: Rapidez na obtenção dos resultados: exige dados de inserção básicos que podem ser alterados facilmente, fornecendo uma análise instantânea compatível com as alterações constantes de projeto dentro da elaboração do estudo preliminar.

9 Indústria Inovação e Infraestrutura 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis

Para mais informações entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).