Vitrine

Calc de via bheliot LFR C novo

Título: Cálculo de viabilidade técnica-econômica de usina heliotérmica do tipo LFR
Nº da proteção:  BR 51 2023 00135 2
Instituto Federal do Goiás (IFG)  | Link do site
Data da expedição do registro: 16/05/2023
Data da publicação: 01/01/2022
Tipo de proteção: Programa de Computador
Linguagem: Java Script; Json
Prazo legal de proteção:

50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou,

na ausência desta, da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).

Pela UnB: Anésio de Leles Ferreira Filho  | Pesquisa UnB
Arthur de Brito Dias  | Lattes
Gabriel Fonseca Azevedo  | Lattes
Luísa Bueno Brito  | Lattes
Matheus Elyasha Lopes  | Lattes
Pelo IFG: Elder Geraldo Domingues  | Lattes
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnolgia (FT)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia Elétrica (ENE)  | Link do site
Classificação - Categoria: Ciências Exatas e Informática
Classificação - Subcategoria: Simulações Computacionais e Análise de Dados

MAXIMIZANDO O POTENCIAL SOLAR

A preocupação com as mudanças climáticas, decorrentes do aumento das emissões de gases de efeito estufa, tem impulsionado a necessidade de encontrar alternativas mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente.

Em busca por soluções energéticas mais sustentáveis e renováveis, as usinas heliotérmicas procuram armazenar o calor gerado pelos raios solares e transformá-lo em energia elétrica produzida de forma limpa e sustentável.

Softwares foram desenvolvidos para analisar a viabilidade técnica e econômica de usinas heliotérmicas do tipo calha parabólica e através da análise detalhada dos componentes da usina e de uma avaliação econômica, o programa fornece informações importantes para investidores e tomadores de decisão, interessados em explorar o potencial das usinas heliotérmicas.

A concepção desse tipo de software também está alinhada com as políticas e metas estabelecidas pelo governo brasileiro para incentivar a geração de energia renovável e diversificar a matriz energética.

CÁLCULO DE VIABILIDADE TÉCNICA-ECONÔMICA DE USINA HELIOTÉRMICA DO TIPO LFR

O objetivo do software desenvolvido é executar a análise de viabilidade técnica-econômica de usinas heliotérmicas do tipo LFR (Linear Fresnel Reflector - Refletores Lineares de Fresnel) no Brasil. A metodologia aplicada é composta das seguintes etapas: i) Avaliação técnica, onde são implementados os modelos dos componentes da usina, sendo eles: o campo solar, o receptor, o ciclo de potência e o sistema de armazenamento térmico; ii) análise de viabilidade econômica. Por meio do cálculo da energia anual ao longo da vida útil da planta, o software contempla a análise de viabilidade econômica considerando-se que a energia elétrica produzida é vendida no Ambiente de Contratação Regulado (ACR) do Mercado de Energia Elétrica Brasileiro (MEEB).

A análise de viabilidade econômica é feita considerando-se os indicadores Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno Modificada (TIRM), Payback Descontado (PBD) e o Custo Nivelado de Energia (LCOE). O software desenvolvido emprega o método de otimização estrutural paramétrica para otimizar os parâmetros técnicos da usina LFR. Além disso, ele realiza uma análise de sensibilidade dos principais parâmetros que afetam o VPL do projeto otimizado. Com os resultados da análise de sensibilidade, define-se um cenário otimista, o qual permite mostrar que este tipo de projeto pode ser viável no Brasil.

• Facilidade de Uso: Facilidade na análise de viabilidade;
  • Eficiência: Rapidez no processo de tomada de decisão;
  • Versatilidade: Uso simultâneo e automatizado de diversas técnicas e indicadores.

Agenda ONU 2030:

7 Enegia Sustentável e Acessível 9 Indústria Inovação e Infraestrutura