BASES C

Título: BASES - Basketball Strategy e-Science System
Nº da proteção: BR 51 2019 001907 5
Data da expedição do registro: 03/09/2019
Data da publicação ou criação:
03/06/2019
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem: C#
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Pela UnB: Felipe Luiz Santana  | Linkedin
Leonardo Lamas Leandro Ribeiro  | Pesquisa UnB
Wellington Rangel dos Santos  | Lattes
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)  | Link do site
Classificação - Categoria: Ciências Exatas e Informática
Classificação - Subcategoria: Simulações Computacionais e Análise de Dados

TECNOLOGIA APLICADA AOS ESPORTES

O uso de tecnologias de monitoramento e análise de desempenho no esporte tem se tornado cada vez mais comum nas últimas décadas, sendo amplamente adotado por equipes profissionais e de alto nível em todo o mundo. Com o sistema de monitoramento e análise do ciclo de vida da estratégia, as equipes podem identificar pontos fortes e fracos em sua estratégia, planejar e executar treinamentos mais eficazes e ajustar sua estratégia durante os jogos, com base em dados e feedbacks objetivos. Atualmente, o uso de tecnologias de monitoramento e análise de desempenho no esporte é amplamente difundido em todo o mundo, sendo utilizado por equipes profissionais e de alto nível em diversos esportes coletivos e individuais.

Pensando nisso, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília, criaram um software para o desenho da estratégia em esportes coletivos, o sistema apresenta uma interface com o campo de jogo ilustrado. O sistema permite realizar o monitoramento e analise do ciclo de vida da estratégia em esportes coletivos. Para o desenho da estratégia, o sistema apresenta uma interface com o campo de jogo ilustrado. Um algoritmo para fazer reconhecimento automático do traçado do mouse ou dedos e identificação dos elementos estratégicos desenhados, com base na linguagem formal de desenho de estratégias empregada. A partir do reconhecimento automático, os conteúdos desenhados são armazenados em banco de dados, agrupados de acordo com a semântica da ação. Na etapa de treinamentos, o sistema suporta: i) a criação e manutenção das sessões de treinos distribuídos ao longo do tempo; ii) criação e manutenção do conteúdo técnico-tático, individual, grupal e tático coletivo para utilização nos treinos; iii) desenho de um diagrama para representar o treino em um ambiente gráfico como uma quadra de basquetebol com opções de adicionar jogadores do time e do time adversário, bola, cones, barreiras, aros; iv) relatório apresentando todos os treinamentos agendados e realizados a partir de um determinado período. Para a terceira etapa de jogo, o sistema auxiliará na captura dos eventos de jogo realizadas pelos jogadores em quadra a partir do “upload” do vídeo da partida. Esta etapa também conta com a funcionalidade de geração automática de “highlights” do vídeo do jogo. A retroalimentação é obtida a partir de avaliações entre as etapas anteriores segundo o critério de persistência dos conteúdos desenhados na estratégia e sua propagação nas demais etapas.

• Eficiência: Auxílio tecnológico para dar suporte as tomadas de decisão
• Versatilidade: Possibilidade de comparativo entre estratégias de treinamento e jogos práticos.
• Monitoramento: Mapeamento das estratégias desenhadas e possibilidade de verificação se estão sendo desenvolvidas durante os jogos.