UloTFE C

Título: UIoT-FE (UnB/Universal Internet of Things – Fog/Edge)
Nº da proteção: BR 51 2019 001337 9
Data da expedição do registro:  02/07/2019
Data da publicação ou criação:
 01/02/2019
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem: HTML; JAVA SCRIPT; PYTHON; CSS; OUTROS
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Pela UnB: Cássio Fabius Cambraia Ribeiro  | Lattes
Dayanne Fernandes da Cunha  | Lattes
Francisco Lopes de Caldas Filho  | Lattes
João Tribouillet Marcial de Menezes  | Lattes
Lucas Mauricio Castro e Martins  | Lattes
Rafael Timóteo de Sousa Júnior  | Pesquisa UnB
Rodrigo Lima Rocha  | Lattes
Thiago Araujo da Silva  | Lattes
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia elétrica (ENE)  | Link do site
Classificação - Categoria: Ciências Exatas e Informática
Classificação - Subcategoria: Máquinas, dispositivos, motores e automação

MÍRIADE IoT

O Universo de IoT (do inglês Internet of Things) tem se expandido e tem buscado novos meios de integração com diversos dispositivos melhorando a qualidade de vida das pessoas das mais diversas formas. Para que essa integração ocorra é necessário o uso de módulos IoT, como o fog/edge que se comunica com midlewares (intermediários dos dispositivos com a nuvem), aumentando a funcionalidade e a abrangência do sistema, permitindo que uma organização colete dados de processos de uma ampla quantidade de fontes, extraindo conclusões valiosas fazendo consequentemente decisões baseadas em dados. O gateway fog/edge é projetado para operar em ambientes extremos, onde há limitação de conexão. Neste ponto onde a computação fog permite que o gateway processe e analise os dados de uma maneira mais próxima do dispositivo, reduzindo a latência e melhorando a performance. Adicionalmente um gateway fog/edge, faz com que as organizações processem e analisem em tempo real, seus dados, permitindo um processo de tomada de decisão muito mais rápido e eficiente. Esse módulo IoT pode também prover análises avançadas, como manutenção preditiva e detecções anormais, permitindo a empresa identificar potenciais problemas antes de ocorrerem.

Pensando nisso, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília, criaram um software de interfaciamento IoT que permite aos usuários monitorar e controlar o desempenho de dispositivos IoT. Na arquitetura de aplicações/redes Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things), o gateway IoT é o componente de conectividade, responsável por prover a comunicação dos dispositivos geralmente localizados em redes internas com o middleware baseado em ambiente de nuvem computacional (cloud). O UnB/Universal Internet of Things - Fog/Edge (UIoT-FE) é um gateway IoT fog/edge que permite que dispositivos IoT baseados nas tecnologias de comunicação HTTP, MQTT, Socket TCP, Socket UDP e ZigBee possam se comunicar com middlewares IoT baseados no protocolo HTTP, em especial, o middleware do UIoT que possui APIs REST e protocolo de cadastro e autenticação específicos. O UIoT-FE pode realizar a compactação dos dados a serem enviados, bem como utilizar técnicas de sumarização e anonimização dos dados.

• Eficiência: Otimização de processos de conectividade dos dispositivos;
Coleta dados para auxiliar na tomada de decisão.
• Integração: Promove a conexão entre tecnologias, permitindo que haja comunicação entre diferentes dispositivos.
• Automação: Possibilidade de automatização de tarefas e consequente melhoria de qualidade de vida.