Combustivel C

Título: Produção de combustível alternativo a partir de resíduo oleoso oriundo da produção de latas de alumínio
Nº da proteção: BR 10 2018 011685 1
Data do depósito: 08/06/2018
Prazo legal de proteção: 20 anos (invenção) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996).
Pela UnB: Paulo Anselmo Ziani Suarez  | Pesquisa UnB
Ellen Tanus Rangel  | Lattes
Helvia Nancy Fuzer Lira  | Lattes
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)  | Link do site
Classificação - Categoria: Tecnologias Ambientais e Sustentáveis
Classificação - Subcategoria: Gerenciamento de Resíduos

REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS

Dados os efeitos de aquecimento global, existe uma crescente demanda tanto da sociedade quanto dos governos sobre práticas industriais que invistam em processos de produção mais limpos com máxima redução e reaproveitamento de resíduos. Além disso, a utilização de energias limpas e combustíveis limpos ou alternativos também são uma necessidade do mundo atual. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2004), a destinação final de resíduos industriais deve obedecer aos critérios e recomendações específicas para cada caso, de forma que sejam, preferencialmente, reaproveitados ou transformados em produtos de valor agregado, apresentando benefícios ao meio ambiente. Neste contexto, é conhecido que a produção de latas de alumínio gera um resíduo oleoso originado, em sua maioria, da linha de frente de sua produção. Este resíduo é uma mistura de diferentes substâncias, onde segundo a NBR 10004, trata-se de um resíduo classe II, não inerte (resíduo orgânico industrial).

COMBUSTÍVEL A PARTIR DA PRODUÇÃO DE ALUMÍNIO

Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), com a finalidade de propor alternativas de destinação mais nobre aos resíduos gerados durante o processo de fabricação de latas de alumínio, desenvolveram um processo de obtenção de um combustível alternativo a partir do resíduo oleoso oriundo da fabricação de latas de alumínio. A presente invenção situa-se no campo da química tecnológica e refere-se à obtenção de um combustível alternativo a partir do resíduo oleoso oriundo da fabricação de latas de alumínio com propriedades físico-químicas e composição que possibilitam seu uso em motores veiculares. Os resíduos gerados durante o processo produtivo apresentam em sua composição algumas insaturações, grupos carboxílicos, ésteres e compostos oxigenados que possibilitam a sua transformação em combustível com viabilidade de uso industrial.

Sustentabilidade: Permite reaproveitar um resíduo classe II, causando menos danos ao meio ambiente;
Custo Benefício: Promove um novo faturamento no processo de fabricação de alumínio;
Inovação: Adiciona uma nova fonte energética de combustível ao mercado, que é aplicável em motores veiculares e uso industrial.

7 Enegia Sustentável e Acessível 9 Indústria Inovação e Infraestrutura