Decanato de Pesquisa e Inovação e CDT promovem workshop sobre saúde

A iniciativa do Decanato de Pesquisa e Inovação faz parte do projeto "Grandes Temas" da UnB que tem por objetivo aproximar áreas e grupos diversos da universidade em torno de um mesmo tema, promovendo a interdisciplinaridade.

O CDT recebeu na segunda-feira, dia 4 de setembro, o 1º Workshop de Grandes Temas da UnB. O evento trouxe pesquisadores da UnB e oportunidades de fomento nessa focado na parte de Saúde.

O workshop foi idealizado pelo Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI) e trouxe professores de todos os campi da Universidade de Brasília. A decana do DPI Maria Emília Walter abriu o evento, que depois contou com a apresentação de projetos de pesquisa na área, como o do profº Emerson Fachin, um dos primeiros docentes de Fisioterapia no campus Ceilândia da UnB.

Fachin apresentou no workshop alguns projetos do Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inovação (NTAAI), do qual é integrante junto de professores de diversos cursos. O NTAAI compreende uma rede de estudos composta por grupos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico que visam promover conhecimento e inovação na área de Tecnologia Assistiva no Brasil que resulte em produtos e serviços.

Mas o que é Tecnologia Assistiva? O termo é utilizado para designar serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência, promovendo uma vivência mais independente e saudável. Sendo assim, o NTAAI foi responsável por desenvolver um software que proporciona a inclusão de estudantes com deficiência intelectual. Você pode conhecer mais sobre o projeto por aqui: http://www.ntaai.unb.br/index.php/noticias-resumo/67-software-inclusao-estudantes-com-deficiencia

Esses tipos de serviços para a saúde foram o foco do workshop, integrando tecnologias inovadoras com projetos que lidam para melhorar o bem-estar de pessoas com deficiência. Sendo assim, tivemos outros professores com esse objetivo, como o profº Antônio Padilha, de Engenharia Elétrica da Faculdade de Tecnologia (FT).

Padilha é também integrante e um dos primeiros colaboradores do NTAAI e apresentou no workshop seus trabalhos como engenheiro biomédico. O professor falou sobre uma das suas tecnologias, um controle artificial e natural de transferências e posturas assistidas por estimulação elétrica funcional para pessoas com deficiência após lesão medular (paraplegia e tetraplegia).

Além da apresentação dos projetos de pesquisa, o evento também contou com a apresentação de oportunidades para o fomento de pesquisa, com a participação de um dos diretores da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Dr. Fernando Ribeiro e da consultora técnica do Ministério da Saúde, Fotini Santos Toscas.

O 1º Workshop de Grandes Temas na UnB é o primeiro passo de uma série de eventos que tem objetivo de estimular e fomentar a colaboração interna para realização de projetos de pesquisa.

Confira o vídeo que a UnBTv fez sobre o evento: https://www.youtube.com/watch?v=juiB0CBb9QQ