Evento de inovação promove palestras sobre arquitetura e urbanismo

CDT realiza a 3ª edição do iNOVATECH na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB

A 3ª edição do iNOVATECH na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de Brasília (UnB) acontece nos dias 7 e 8 de novembro. O evento é realizado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) e tem programação gratuita com palestras, mesas-redondas e minicursos sobre inovação e empreendedorismo na área de Arquitetura e Urbanismo. As atividades acontecem de 12h às 22h no auditório da FAU, localizado no subsolo do ICC Norte da UnB, onde os estudantes, docentes e todos os interessados no assunto podem participar e se inscrever através do link: https://goo.gl/wUJHUR.

A palestra de abertura teve a presença do Diretor do CDT, Professor Sanderson Barbalho, a Decana do DPI, Professora Maria Emília Walter, a Diretora do DPI, Professora Claudia Amorim, o Coordenador de Extensão da FAU, o Professor Caio Frederico e Silva e o Diretor da FAU, o Professor José Manoel Sanchez. O tema da inovação foi um dos assuntos debatidos que, para Sanderson, ‘’é uma mudança de paradigma, pensar de modo diferente e fora da rotina’’. Ele também acrescentou que ‘’é interessante refletirmos e discutirmos sobre o tema e incentivar os estudantes para que sejam atores dessas inovações’’.

Palestra de Abertura. Foto: Juliana Simões

Em seguida, as empresas patrocinadoras do evento, Tune Arquitetura, BORAnaOBRA e MAAI Arquitetos Associados, integraram a mesa redonda nessa terça-feira (7). Para a fundadora da Tune Arquitetura, Beatriz Venâncio, um desafio na área de arquitetura é ‘’unir o empreendedorismo com a criação para atender um cliente: ter um know-how administrativo para gerir um processo e traduzir os desejos do cliente da melhor forma, conciliando tudo isso com a criação do projeto.’’ Os representantes das empresas patrocinadoras também irão ministrar as palestras ‘’Os benefícios do trabalho colaborativo’’ e ‘’O abismo entre projeto e obra’’ na quarta-feira (8) e oferecerão prêmios para o grupo vencedor do Desafio iNOVATECH.

Patrocinadores do iNOVATECH FAU. Foto: Arthur Menezes

O Desafio iNOVATECH visa estimular o pensamento inovador e criativo de forma prática, oferecendo uma oportunidade para talentos empreendedores desenvolverem uma solução de interesse da sociedade e empresas apoiadoras. O desafio tem como tema  ‘’Problema de mais de um milhão de pessoas’’ e como sub-temas ‘’Iluminação de universidades públicas’’, ‘’Arquitetura provisória/construções emergenciais’’, ‘’Mobilidade urbana’’ e ‘’Futuro da Profissão do Arquiteto’’. O desafio será realizado mediante inscrição com grupo de até três pessoas através do link:  https://goo.gl/jhz9B8 .

É recomendado a participação no minicurso de Design Thinking, oferecido às 19h do dia 7, no qual os grupos terão a oportunidade de levantar os problemas de acordo com a metodologia; e no minicurso de Canvas e Pitch que será às 18h do dia 8, no qual as equipes poderão desenvolver uma solução para o problema levantado. Os participantes dos minicursos não precisam participar do Desafio, assim como os inscritos no Desafio podem optar por comparecer aos minicursos, pois são atividades opcionais, uma oportunidade para o desenvolvimento da ideia. No encerramento do evento às 21h do dia 8, cada grupo terá até 3 minutos para fazer um Pitch apresentando a solução para o problema em questão. A Banca Avaliadora é formada pelas empresas patrocinadoras, pelo Diretor do CDT, Sanderson Barbalho, e por membros da Comissão Organizadora do evento. ‘’É uma oportunidade de ver exemplos de empresas, negócios e projetos e se inspirar. Esse compartilhamento de ideias estimula a complementar o aprendizado obtido dentro da faculdade e adquirir referências.  Começar a despertar esse olhar é muito importante’’, afirmou Beatriz da Tune Arquitetura.

Confira a programação do iNOVATECH FAU: