Busca Avançada

Arquitetura de memória nanoeletrônica

Palavras-chaves: Cicuito, Mono-elétron, Nanoeletrônico,

Tecnologias

O circuito de memória nanoeletrônica endereçada por conteúdo, apresentado nesta invenção, propõe, além da utilização da condição de igualdade, uma condição para a identificação de palavras semelhantes, o que aumenta o intervalo de robustez no qual o circuito será capaz de operar. Dessa forma, mesmo que haja distorção por falhas da palavra de entrada, ocasionados por ruídos, efeitos parasitas ou por outras causas, ainda será possível identificar o caminho de maior semelhança com o dado de busca.

Continue Lendo →

Aumento da Produção e Secreção de Enzimas para Produção de Bioetanol

Palavras-chaves: Combustível Fóssil , Fungos, Biomassa, Bagaço da Cana de açúcar, Enzimas, Bioetanol,

Tecnologias

O processo inovador utiliza meio de cultura especial para crescimento de micro-organismos, especialmente fungos, visando incremento de produção e secreção de enzimas celulolíticas e xilanolíticas. Tal meio de cultura promove aumentos de até treze vezes na produção e secreção de enzimas que atuam na degradação de polissacarídeos e outros constituintes estruturais da biomassa utilizada pelas células do fungo, preferencialmente do gênero Trichoderma, para uso industrial em processos de biocatálise para degradação de biomassa, como, bagaço de cana, polpa derivada de celulose, palhas, capins, resíduos da indústria do papel e celulose, resíduos agroflorestais e lixos urbanos permitindo a produção de bioetanol com menor custo.

Continue Lendo →

Barra com esferas virtuais e sua aplicação em testes de desempenho de máquinas de medir por coordenadas

Palavras-chaves: máquina, barras, coordenadas,

Tecnologias

Um instrumento utilizado como padrão para calibração ou para testes de verificação de desempenho de Máquinas de Medir por Coordenadas (MMC), principalmente para os modelos de braço articulado. Trata-se de uma barra metálica com furos cônicos (para compor esferas virtuais) distribuídos em ambas as extremidades, a ser utilizada em substituição a instrumento de calibração similar com esferas metálicas no lugar dos furos.Vantagens: • Redução no Custo da Calibração; • Medição Portátil Leve; • Fabricação mais Simplificada; • Redução no Erro de Medição; • Menor Custo que as Placas com Esferas

Continue Lendo →

Bio-óleo obtido da pirólise de resíduos graxos de origem vegetal ou animal

Palavras-chaves: Hidrocarbonetos Leves, Biodiesel, Combustível, Bio-óleo,

Tecnologias

Pirólise é o processo onde a matéria orgânica é decomposta após ser submetida a condições de altas temperaturas e ambiente desprovido de oxigênio. Apesar de sua definição esclarecer a necessidade da inexistência de oxigênio, vários processos ocorrem com uma pequena quantidade dele. O uso de um reator de pirólise para a obtenção de hidrocarbonetos através do uso de catalizador específico utiliza-se com qualquer matéria prima, desde resíduos graxos de origem animal ou vegetal obtido através do refino do óleo ou gordura vegetal descartado pelas indústrias, como também o uso de plásticos e lixo para obtenção de energia associado a um catalisador específico em seu processo. A presente invenção descreve um sistema reacional para craqueamento térmico (quebra) de bio-óleos para obtenção de hidrocarbonetos leves (metano, etano e propano). Entretanto como há a descrição de um sistema que realizará a quebra (craqueamento), esse não se aplica apenas para bio-óleo, o sistema tem potencial para ser adaptado a qualquer óleo (utilizando-se o catalisador ideal) nesta presente invenção utiliza-se o catalisador do tipo aluminossilicatos ácidos e na forma namocristalina, para a “geração de energia” seja com foco em biodiesel, bio-óleo e produção de hidrocarbonetos leves.

Continue Lendo →

Cápsulas de Polpa de pequi Como Suplemento Vitamínico

Palavras-chaves: Suplemento, Nutracêutico, Pequi, Cápsula,

Tecnologias

O pequi é um fruto muito conhecido na região Centro - Oeste do Brasil, principalmente na culinária, entretanto também é utilizado pelas populações na medicina folclórica, devido às suas propriedades fitoterápicas. A Tecnologia refere-se a um novo processo para a obtenção de suplemento vitamínico com propriedades antioxidantes a partir do extrato da fruta do pequi in natura.O processo caracteriza-se pelas seguintes etapas: obtenção dos extratos orgânicos e encapsulamento direto em cápsulas gelatinosas. A polpa do pequi possui componentes com propriedades antioxidantes que protegem o DNA humano contra as mutações induzidas por agentes que geram radicais livres. Ainda, é de conhecimento que na composição de óleos de polpa, a maior proporção é de insaturados que, além de possuírem as propriedades antioxidantes, contribuem para diminuir as taxas de colesterol LDL, responsável pelo entupimento de vasos sanguíneos. Sendo assim, além das propriedades  fitoterápicas do óleo de pequi, a tecnologia em questão possui um diferencial ainda maior: seu processo de produção.Existem produtos similares disponíveis no mercado, porém o processo de extração usualmente utilizado (em geral, manual) leva à perda considerável das características encontradas no pequi. A tecnologia apresentada engloba processo de extração e encapsulamento que mantém as propriedades existentes até o seu consumo.

Continue Lendo →