Busca Avançada

Preparação de catalisadores e processo de polimerização baseados em líquidos iônicos

Palavras-chaves: Ecologicamente Correto. , Controle de Gases, Catalizador,

Tecnologias

O processo de preparação de sistemas catalíticos e de polimerização permite a criação de conversores catalíticos mais sustentáveis, com baixo impacto ambiental e baixo custo. Eles são a opção mais comum para o controle das emissões dos motores a gasolina, uma vez que são muito eficazes na redução das emissões de hidrocarbonetos (HC) e monóxido de carbono (CO), que poderão ser convertidas em mais de 80 e 90% respectivamente.Reduzem ainda a emissão de partículas em 10-50% devido à eliminação dos componentes orgânicos das partículas da gasolina. Também convertem grande parte dos NOx em N2. Desta forma, a eliminação não gera grande quantidade de resíduos, sendo, portanto um processo ecologicamente viável e mais limpo.

Continue Lendo →

Processo de modificação de biodiesel ou outros substratos de ácidos graxos e seus derivados por reações de epoxidação através de catálise enzimática suportada em líquidos iônicos e suas aplicações.

Palavras-chaves: Óleos, Líquidos Iônicos, Catálise, Epoxidação, Biodiesel,

Tecnologias

A tecnologia é um processo de modificação de biodiesel, óleos e gorduras de origem vegetal ou animal e de ésteres derivados de ácidos graxos, principalmente por reações de epoxidação, através de catálise enzimática suportada em líquidos iônicos. Adicionalmente refere-se também a uma composição compreendida pelo sistema catalítico formado por enzimas suportadas em líquidos iônicos, destinadas a modificar substratos na obtenção dos produtos

Continue Lendo →

Processo de obtenção de amidas via aminólise catalítica de ésteres e ácidos carboxílicos em líquidos iônicos

Palavras-chaves: catalisada, líquidos iônicos, aminólise, Amidas,

Tecnologias

a presente invenção trata-se da modificação de ésteres e ácidos carboxílicos (graxos ou não), óleos e gorduras de origem vegetal ou animal, que contêm diversos triacilglicerídeos derivados de diferentes ácidos graxos, possuindo diversos graus de insaturação e tamanho de cadeia; a partir de diferentes aminas, com a utilização de ácidos de Lewis e Brønsted, em sistemas bifásicos, cuja uma das fases trata-se de um LI selecionado da classe dos derivados de cátions imidazólicos.

Continue Lendo →

Processo de obtenção de bioplástico a partir de catalisador reutilizável, com baixo custo de produção.

Palavras-chaves: Biodegradáveis, Poli(ácido lático), Polímeros,

Tecnologias

A presente invenção refere-se a um processo para produção de poli(ácido lático) a partir da mistura racêmica D-L do ácido lático empregando um catalisador ácido de Brønsted heterogêneo. Um ponto a ser destacado na invenção são as condições reacionais brandas quando comparadas às adotadas atualmente para a produção deste polímero: são utilizadas temperaturas relativamente baixas de síntese com pressão reduzida através, somente, do auxílio de uma bomba à vácuo durante todo o processo reacional. Além disso, o tempo de reação foi reduzido quando comparado ao que já existe em outros processos.

Continue Lendo →

Processo de obtenção de nanopartículas magnéticas utilizando líquidos iônicos como solventes e sua aplicação na preparação de dispersões estáveis em solventes não polares

Palavras-chaves: Liquídos Iônicos, Nanopartículas,

Tecnologias

A presente tecnologia refere-se a um método de síntese de Nanopartículas Magnéticas que utiliza solventes menos tóxicos, recicláveis e com menor geração de resíduos ao meio ambiente. Nesse sentido desenvolvemos uma metodologia de síntese nanopartículas de ferritas do tipo MFe2O4 (M = Fe, Co, Ni, Mn, Cu, Zn) baseada na decomposição térmica do Fe(acac)3 e M(acac)2 em meio de LI a uma temperatura entre 140 e 170 °C.

Continue Lendo →