Busca Avançada

Processo de obtenção de polímeros utilizando líquidos iônicos contendo ferro como catalisador

Palavras-chaves: Poliestireno , Líquidos Iônicos, Polímero,

Tecnologias

A tecnologia refere-se a um processo para obtenção de polímeros, preferencialmente o poliestireno, utilizando líquidos iônicos com cátions imidazólios, piridínios, fosfônios e amônios, com o uso de catalisador, em polimerização em fase líquida conduzida em sistemas clássicos de polimerização através de reações em fase homogênea (polimerizações em massa e solução na presença de líquidos iônicos). O processo é inovador e possui elevado potencial de aplicação

Continue Lendo →

Processo de polimerização térmica de óleos e gorduras

Palavras-chaves: Tintas, Gorduras, Óleos, Polimerização, Polímeros,

Tecnologias

Processo de polimerização termo/catalítica de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal catalisado por complexo de íon de metal.

Continue Lendo →

Processo para a aplicação da técnica de biomineralização na melhoria de solos

Palavras-chaves: Microorganismos, Melhoria, Biomineralização, Solo,

Tecnologias

Esta invenção se difere de tecnologias que descrevem o emprego de aditivos aplicados diretamente no solo para melhorar suas características estruturais, sem o envolvimento de atividade bacteriana, como por exemplo, o caso de tratamento químico do solo, pela adição de agente endurecedor do solo no local de aplicação. O processo proposto nesta invenção pode ser considerado ambientalmente limpo, tendo em vista que são utilizadas bactérias já presentes no próprio solo, não surgindo, portanto riscos ambientais. Além de ser ambientalmente limpo, apresenta outras vantagens, principalmente as relacionadas com a escolha do nutriente a ser utilizado. Na presente técnica o que se avalia é o ganho gerado pelos microrganismos que já se encontram no solo sem a preocupação de se verificar a contribuição individualizada de qualquer um deles.

Continue Lendo →

Processo para aplicação da técnica de adição de fibras naturais renováveis na melhoria de solos, misturas betuminosas e argamassas e concretos de cimento portland

Palavras-chaves: Solos, Cimento Portland, Fibras Naturais,

Tecnologias

Refere-se a incorporação de fibras naturais renováveis de origem humana, animal ou humana e animal ou ainda misturadas com fibras sintéticas e/ou metálica à argamassa, à areia-asfalto aos concretos betuminosos e de cimento Portland, usinados ou não, aos solos e outros agregados naturais ou artificiais incluindo-se os estabilizados quimicamente, compactados ou não, objetivando a melhoria do seu comportamento mecânico e/ou hidráulico.

Continue Lendo →

Produção de biodiesel por transesterificação e esterificação catalisada por tris-dodecilsulfato de cério.

Palavras-chaves: Óleo Vegetal, Transesterificação, Cério, Catalisador, Biodiesel,

Tecnologias

A tecnologia trata-se da síntese de um catalisador ácido de Lewis ambientalmente correto, tris-dodecilsulfato de cério, e a sua aplicação na obtenção de biodiesel a partir da transesterificação de um óleo vegetal (óleo de soja) e/ou da esterificação de um ácido graxo (ácido oléico) com um álcool (etanol e metanol).

Continue Lendo →