Busca Avançada

Produção de Bioplástico a partir de resíduo da Industria de Biodiesel

Palavras-chaves: Glicerol., Resíduo Biodiesel, PLA, Bioplástico Biodegradável,

Tecnologias

A presente invenção descreve uma cepa de levedura geneticamente modificada capaz de produzir L- ácido lático, o precursor do bioplástico PLA, a partir de glicerol bruto como fonte de carbono.

Continue Lendo →

Proteínas recombinantes e aplicações relacionadas a doenças virais - hepatite b, hepatite c e rubéola

Palavras-chaves:

Tecnologias

A aplicação de técnicas de biologia molecular permitiu a construção de Kits de Diagnósticos a partir de proteínas recombinantes para as doenças Hepatite B, Hepatite C e Rubéola, utilizando técnicas de engenharia genética. O desenvolvimento dessas técnicas visa aumentar a sensibilidade de Kits diagnósticos anti-HBc, anti- -HCV e anti-RV, a baixo custo, contribuindo, para a detecção do anti-HBc e evitando a transmissão de cepas mutantes ou cepas selvagens, como ocorre na Hepatite B por meio de transfusões de sangue; e, contribuindo para a identificação dos casos assintomáticos crônicos de Hepatite C que chegam a até 85%.

Continue Lendo →

Reaproveitamento de fibras de acetato de celulose e filtros de cigarro para obtenção de celulose e papel

Palavras-chaves: Papel, Cigarro,

Tecnologias

A invenção refere-se ao uso de resíduos contendo fibras de acetato de celulose para a obtenção de polpa de celulose, a qual é destinada à fabricação de papel e outros produtos.

Continue Lendo →

Revitalização dos pontos de ônibus e apoio a cultura em brasília

Palavras-chaves: Ônibus, Biblioteca,

Tecnologias

A presente inovação é inspirada nos pontos de ônibus de vidro, que possui um espaço destinado à divulgação comercial e foi proposto um conceito semelhante para os pontos de ônibus de concreto. Nesse caso, o espaço existente na lateral seria utilizado para a finalidade comercial e educativa, sendo desenhada uma prateleira que por si seria um ponto de destaque ao marketing, devido ao design arrojado, diferenciado e moderno e, ainda, capaz de interagir com o público, seja por meio da manipulação do box de forma independente e a própria procura pelos livros no seu interior.

Continue Lendo →

Sicgesp/Recasp controle de custos aplicados ao setor público

Palavras-chaves: LRF, LAI, Governo Federal, Controle de Custos, Software,

Tecnologias

O software SICGESP é uma inovação metodológica resultado das atividades de pesquisa desenvolvida pela Universidade de Brasília, com o objetivo de melhorar o processo de tomada de decisão dos gestores público, tendo como base a geração de informação de custos advinda do sistema de contabilidade pública. O software tem como foco principal atender as restrições legais impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei complementar 101/2000) e as restrições operacionais da forma de financiamento do Setor Público. O SICGESP estabelece as DCASP- Demonstração de Custos aplicada ao Setor Público que são os relatórios contábeis de custos implementados pelo sistema,ainda não há equivalente de nido pela legislação nem pela literatura acadêmica. O Modelo operacional RECASP tem o objetivo de disponibilizar os Relatórios de Custos Aplicados ao Setor Público - RECASP, fazendo a consolidação por meio da definição da estrutura das unidades administrativas do setor público, abrangendo toda a organização da Federação, incluindo a União, Estados e Municípios.

Continue Lendo →