Busca Avançada

Tratamento de efluentes em reator eletroquímico com eletrodo poroso de carvão vegetal

Palavras-chaves: Metais, Eletrodo poroso, Carvão vegetal, Reator eletroquímico, Efluentes,

Tecnologias

A tecnologia para tratamento de efluentes refere-se a um processo para remoção de poluentes, em reator eletroquímico empregando um eletrodo poroso de carvão vegetal ativado que remove poluentes inorgânicos e degrada orgânicos permitindo então, a remoção de metais pesados em efluentes.

Continue Lendo →

Tratamento foto-fenton de efluentes orgânicos por adições sucessivas

Palavras-chaves: Orgânicos, Foto-Feton, Efluentes,

Tecnologias

Trata-se de um porcesso de tratamento de efluentes aquosos contendo rejeitos orgânicos por meio da reação Foto-Feton, com adições sucessivas de efluentes e reagentes de modo a minimizar o uso de íons férricos e ferrosos. Pode ser utilizado na degradação de inseticidas, resíduos de explosivos e outras substâncias orgânicas.

Continue Lendo →

Turbina para Geração de Energia

Palavras-chaves: Água, Energia, Turbina Hidráulica,

Tecnologias

A inovação Turbina Hidrocinética utiliza a energia cinética gerada pelo fluxo hídrico de cursos d’água, e a transforma em energia elétrica. Ela é um modelo alternativo de geração de energia, que utiliza somente a correnteza dos rios, sem a necessidade de construção de barragem e formação de lago. Ela requer uma velocidade acima de 1,5 m/s (5,4 km/h) e uma profundidade mínima de 1m. Nessas condições, é possível obter 400 kWh por mês. Em melhores condições, pode-se atingir uma produção de energia da ordem de 3000 kWh por mês, equivalente ao consumo médio de 4 apartamentos de 3 quartos, em um bairro de classe média.

Continue Lendo →

Umidificador capitalar-evaporativo para ambientes

Palavras-chaves: Capilar, Umidificador,

Tecnologias

A tecnologia é um modelo de umidificador capilar-evaporativo para ambientes, visa aumentar a umidade em recinto ou ambiente utilizando um processo evaporativo forçado por um ventilador axial através de uma superfície mantida permanentemente umidecida, graças ao “bombeamento” capilar ascedente da água através da superfície úmida.

Continue Lendo →

Utilização de compostos fluorescentes como marcadores e sondas biológicas para a detecção de estruturas celulares e biomoleculares

Palavras-chaves: Live-cell imaging, Marcadores, Seletiva, Ácidos nucléicos, 3-Benzotiadiazola, 1, 2,

Tecnologias

A tecnologia refere-se a um composto fotoluminescentes derivados do núcleo 2,1,3-benzotiadiazola para a preparação de marcadores seletivos de sistemas biomoleculares, além do processo de obtenção de compostos fotoluminescentes e seu emprego na marcação de ácidos nucléicos, preferencialmente o DNA, para emprego em imageamento celular in vivo (live-cell imaging). Adicionalmente, estes compostos podem ser utilizados no rastreamento celular, monitoramento in vivo de eventos de divisão celular, quantificações in vitro, citometria de fluxo, eletroforese e aplicações em PCR.

Continue Lendo →