Busca Avançada

Derivados da casca da castanha de caju são inibidores de distúrbios da memória e doenças como o mal de alzheimer

Palavras-chaves: Doença neurodegenerativa, Castanha de caju, Alzheimer, LCC,

Tecnologias

A tecnologia consiste em novos compostos racionalmente planejados a partir de derivados do líquido da casca da castanha de caju (LCC), a processos para sua preparação, a composições farmacêuticas contendo os mesmos e a seu uso médico. Mais especificamente, os compostos da presente invenção demonstraram-se capazes de inibir a enzima acetilcolinesterase, portanto, úteis no tratamento de distúrbios da memória, de doença neurodegenerativas como a doença de Alzheimer. A de ciência de acetilcolina é considerada um dos principais fatores da doença de Alzheimer. O tratamento visa melhorar os aspectos cognitivos, proteger o sistema nervoso e retardar a evolução da doença. Os inibidores da acetilcolinesterase, atuam inibindo a enzima responsável pela degradação da acetilcolina que é produzida e liberada por algumas áreas do cérebro, e constituem o atual arsenal terapêutico para a doença de Alzheimer. Desta forma, agentes antiacetilcolinesterásicos permitem melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família.

Continue Lendo →

Design de superfície aplicado à indústria moveleira

Palavras-chaves: Marchetaria , Móveis,

Tecnologias

Visando superar os problemas de tempo de produção, elevado custo e baixa qualidade dos desenhos, a MuiraDesign realizou uma ampla pesquisa, testes e técnicas diversas até chegar ao seu produto final. Este, é constituido por uma variedade de desenhos selecionados com base nas temáticas: cultura popular brasileira, sentimento nativista, desenhos indígenas e técnicas que remetesse ao artesanato e ao fazer manual; com os grupos flora, fauna e folclore.

Continue Lendo →

Distrator periodontal e periodontal anatômico

Palavras-chaves: Distrator, Periodontal,

Tecnologias

O processo de realizar uma distração dos tecidos periodontais é uma inovação do presente invento. Dessa forma, não existem técnicas descritas para a realização desse procedimento. Esse invento tem aplicações nas áreas de periodontia e cirurgia maxilofacial para o tratamento das sequelas da doença periodontal inflamatória crônica e trauma.

Continue Lendo →

Estação de trabalho ergonomica que evita lesões por esforços repetitivos – ler

Palavras-chaves: Ergonomia , Estações de Trabalho, Mesa, Dort, Ler,

Tecnologias

A redução da incidência da LER pode ser obtida por meio da ergonomia. Este é um termo definido como uma ciência que se ocupa em projetar os objetos que as pessoas usam a fim de que essas e os objetos possam interagir do modo mais e ciente e seguro. Assim, a ergonomia relaciona-se a adaptar o local de trabalho às pessoas, bem como as pessoas ao local de trabalho. A implantação de ações ergonômicas em ambientes de escritórios tem sido bastante eficaz na promoção da saúde dos indivíduos que trabalham nestes locais, prevenindo assim, possíveis riscos à segurança e à saúde dos mesmos. A importância do uso de um mobiliário de boa qualidade influencia diretamente no desempenho e na produtividade dos indivíduos no trabalho. Quando se menciona um mobiliário de qualidade entende-se que este seja projetado baseado em critérios ergonômicos. As mesas ou estações de trabalho de Bancada, Gerente e Office com forma ornamental visam promover ergonomia aos usuários de computadores, de forma a evitar nestes o desenvolvimento de LER aos empregados durante o desempenho de suas atividades laborais.

Continue Lendo →

Expressão dos Genes das Cadeias Alfa e Beta do Hormônio Folículo Estimulante(FSH) de Bos Taurus Indicus em Leveduras e Cultura de Células de Mamíferos

Palavras-chaves: Expressão de FSH, Raça Zebuina, Bos Taurus, Hormônio, FSH,

Tecnologias

A presente inovação realiza a expressão das cadeias alfa e beta do FSH fusionada, formando uma proteína de fusão. Promove também a expressão dos genes do FSH de forma separada, descreve as sequências gênicas nativas da cadeia alfa e beta do hormônio FSH bovino zebuíno (Bos taurus indicus), ainda não descrita na literatura nacional e internacional. A tecnologia promove a clonagem e sequenciamento do hormônio folículo estimulante de Bos taurus indicus, de uma raça zebuína com perfil para produção de carne, cujo rebanho é predominante no Brasil e em países de clima tropical. Visam-se posteriores construções de sistemas de expressão recombinante desse hormônio, para beneficiar os procedimentos de fecundação in vitro e transferências de embriões, reduzindo, portanto, a dependência da importação de extratos hipofisários de suínos, tradicionalmente utilizados para induzir a superovulação nos bovinos.

Continue Lendo →