Busca Avançada

Extratos e seus derivados de plantas do gênero pouteria,presentes no cerrado, processos de obtenção e seus usos em composições com ação terapêutica, cosmética ou nutracêutica

Palavras-chaves: Nutracêutico , Cosmético, Fitoterápicos, Pouteria,

Tecnologias

Os extratos provenientes das plantas do gênero Pouteria, seus derivados, seus processos de obtenção e substâncias isoladas são ricos em compostos com atividades anti-inflamatórias, antagonista do receptor nuclear de estrogênio e atividade antioxidante, além de apresentar atividade antimicrobiana (fungicida e bactericida), de proteção UV, de inibição de enzimas acetilcolinesterase e tirosinase, ligadas a doenças neurodegenerativas e, ainda, comprovadamente atóxicos. O destino e a funcionalidade dos extratos dependem do processo de obtenção, separando e concentrando ativos de interesse.

Continue Lendo →

Gerenciador de códigos fontes - Codedex

Palavras-chaves: Software, Códigos fonte,

Tecnologias

O presente Projeto de Pesquisa refere-se ao desenvolvimento de um Sistema de Recuperação de Informação para identificar, localizar, capturar e indexar automaticamente trechos de códigos de linguagens de programação disponíveis tanto nos repositórios das próprias organizações quanto na Web.

Continue Lendo →

Kit de detecção e identificação de biótipos de bemisia tabaci (mosca-branca) para o controle fitossanitário.

Palavras-chaves: , Biótipos, Mosca Branca, Praga, Bemisia Tabaci, Fitossanitário,

Tecnologias

A presente invenção refere-se a um método de identificação de biótipos de Bemisia tabaci, pelo emprego de marcadores moleculares biótipos específicos e, adicionalmente, ao desenvolvimento de primers para detecção e identificação de biótipos diferentes de B. tabaci. Ainda, acrescente-se o desenvolvimento de um kit para identificação de biótipos de B. tabaci composto por três primers nos sentidos direto e reverso, sendo dois específicos para o biótipo B e um para o biótipo BR. Por fim, a tecnologia permite a identificação correta e simples, ou seja, grande efetividade na indicação de controle fitossanitário.

Continue Lendo →

Kit de diagnostico detecção de dengue utilizando alface transgênico

Palavras-chaves: Alface Transgênico, Diagnóstico, Dengue, Kit,

Tecnologias

A presente invenção proporciona um processo de produção de antígeno multiepítopo do DENV em plastídios de planta, visando o uso no diagnóstico sorológico para Dengue. O uso de planta para produção de antígenos de vírus humanos é vantajoso devido ao baixo nível de reação cruzada com soros saudáveis, os quais podem resultar em falsos positivos, e também devido à versatilidade e facilidade de produção de alface, que pode se dar por plantio da semente em solo, ou mesmo pelo sistema de hidropônica em espaços pequenos, conforme a demanda, não necessitando de grande infraestrutura para tal, o que facilitaria a produção de kits de diagnóstico para a Dengue no Brasil. A produção de antígeno através de planta pode proporcionar uma técnica de detecção de vírus simples e acessível, de forma que se torna possível a produção de um kit diagnóstico para os quatro sorotipos virais da Dengue, além do mais, a escolha dessa planta confere uma baixa toxicidade na produção de vacinas, se levada em parâmetro à produção de vacinas a partir de micro-organismos, como por exemplo, levedura. Assim sendo, a presente tecnologia visa desenvolver um kit diagnóstico para Dengue de alta sensibilidade, especificidade e abrangência, pois possui a capacidade de detectar o rol sorotípico do vírus da Dengue. Do mesmo modo, essa tecnologia proporciona uma ferramenta potencial para a produção de vacinas de origem vegetal, tendo em vista que o epítopo em questão tem a capacidade de gerar uma resposta imune, por si só, para todos os quatro sorotipos da Dengue, ainda podendo ser usada na preparação de composições imunogênicas, medicamentos ou biofármacos, e também na preparação de anticorpos monoclonais.

Continue Lendo →

kit de diagnóstico para uso no diagnóstico e no monitoramento do tratamento de tripanossomíases crônicas e doença de chagas

Palavras-chaves: Método., Trypanosoma cruzi, Protozoário, Chagas,

Tecnologias

Nesse contexto, a presente tecnologia é um conjunto de método e produto que possibilita identificar o estágio da doença e possibilitar a escolha do regime de tratamento com vistas à saúde dos indivíduos. A identificação é feita através de marcadores específicos que interagem com o composto orgânico que contém instruções genéticas herdadas por protozoários no paciente, o que inclui o Thypanosoma cruzi.

Continue Lendo →