Busca Avançada

Kit para a determinação de formol em produtos comerciais e suas aplicações

Palavras-chaves: Produtos de Beleza , Leite, Adulteração, Detecção de formol,

Tecnologias

As análises atuais disponíveis para detecção de formol em produtos comerciais possuem um custo elevado, além de necessitarem de uma infraestrutura laboratorial para serem realizadas, o que acaba acarretando em um maior tempo para o resultado das análises. A tecnologia desenvolvida permite uma análise simples, de baixo custo e resposta instantânea. Trata-se de uma  fita indicadora, que quando entra em contato com uma gota da amostra do produto possivelmente contaminado, muda de cor caso este contenha formol. É possível detectar concentrações de formol em diversos produtos a partir de 0,1%, inclusive no ar, detectando concentrações de até 1ppm.

Continue Lendo →

Kit para determinação de metanol em combustíveis e bebidas alcoólicas e suas aplicações

Palavras-chaves: Bebidas Alcoólicas, Combustíveis, Adulteração, Metanol,

Tecnologias

A tecnologia desenvolvida, que tem como produto final um kit, permite a detecção do metanol em amostras contendo etanol em até 20 minutos, no local de uso do produto e de forma simples, por meio da formação de cores, sendo fácil interpretar o resultado. O kit pode ser utilizado para análises de etanol hidratado combustível, de gasolina comum e aditivada e de bebidas alcoólicas como cerveja e cachaça. Esta tecnologia visa verificar, de forma rápida, a presença de metanol em diversos produtos comerciais, o qual reduz o custo e o tempo para a análise.

Continue Lendo →

Lente de contato para tratamento da perda ou redução da visão

Palavras-chaves: Perda da visão, Disfunção Oftálmica, Lente Oclusora, Olho Vago, Ambliopia, teste,

Tecnologias

Esta invenção refere-se a uma lente de contato oclusora derivada do látex, com enfoque no tratamento da perda ou redução da visão (ambliopia) em crianças pequenas, evitando a necessidade do uso de tampões, que são facilmente retirados e promovem uma exclusão social da criança.

Continue Lendo →

Massa alimentícia à base de farinha de banana verde isenta de glúten, processo de obtenção e sua aplicação.

Palavras-chaves: glutén, farinha, celíacos, alimento, banana,

Tecnologias

A presente tecnologia inovadora refere-se a uma massa alimentícia isenta de glúten à base de farinha de banana verde pura ou associada a outras farinhas também isentas de glúten, tais como fécula de batata ou farinha de arroz referindo-se ao seu processo de obtenção e sua aplicação. Trata de uma composição alimentícia com aplicação no consumo direto, complementar, suplementar ou base para obtenção de outros produtos alimentícios isentos de glúten, como por exemplo, macarrão.

Continue Lendo →

Mini laboratório portátil para o ensino de química

Palavras-chaves: , Química, Laboratório, Kit,

Tecnologias

Trata-se de um mini laboratório portátil para o ensino de Química geral e inorgânica, como ferramenta auxiliar ao professor no processo de ensino/aprendizagem dessa ciência. Nesta abordagem, é proposta uma maleta contendo materiais didáticos para a realização de experimentos que ilustram os conteúdos abordados de forma demonstrativa pelo professor na sala de aula. A maleta é constituída fisicamente de espaço para acomodar treze itens: pH-metro, termômetro digital, mini balança digital, multímetro, papel indicador, tubos de ensaio, béquer, funil analítico, erlenmeyer, conjunto de frascos contendo consumíveis. O mini laboratório também dispõe de um manual com sugestões de práticas a serem realizadas.

Continue Lendo →