Busca Avançada


Descrição do Problema

A utilização de compostos fluorescentes como marcadores e sondas biológicas para a detecção de estruturas celulares e biomoleculares, como DNA, RNA e proteínas é uma área muito promissora e que tem recebido muita atenção nos últimos anos, com diversos trabalhos abordando o tema. Estudos com diferentes sistemas marcadores têm sido realizados, uma vez que podem fornecer uma visão fundamental sobre a estrutura celular e de diversos tecidos, sendo os experimentos de imageamento celular in vivo (live-cell imaging) fundamentais em campos variados como neurobiologia, farmacologia e no promissor campo da engenharia genética.

Descrição da Tecnologia

A tecnologia refere-se a um composto fotoluminescentes derivados do núcleo 2,1,3-benzotiadiazola para a preparação de marcadores seletivos de sistemas biomoleculares, além do processo de obtenção de compostos fotoluminescentes e seu emprego na marcação de ácidos nucléicos, preferencialmente o DNA, para emprego em imageamento celular in vivo (live-cell imaging). Adicionalmente, estes compostos podem ser utilizados no rastreamento celular, monitoramento in vivo de eventos de divisão celular, quantificações in vitro, citometria de fluxo, eletroforese e aplicações em PCR.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica.

Classificações: Biotecnologia Engenharia Genética Farmacologia Neurobiologia Química

Depositos: PI1104948-0

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA