Busca Avançada


Descrição do Problema

A maioria dos modelos de Maquinas de Medir por Coordenadas em operação no Brasil é importada e os métodos de inspeção seguem normas internacionais. O custo de aquisição e de manutenção desses equipamentos é relativamente elevado, sendo de interesse o desenvolvimento de métodos adaptados para os testes, sobretudo os que visam à redução de custos sem comprometer a eficiência do equipamento.

Descrição da Tecnologia

O presente invento trata do desenvolvimento de um instrumento a ser utilizado como padrão para testes de desempenho de Máquinas de Medir por Coordenadas (MMC), sendo mais adequados para os modelos de braço articulado. A placa com esferas virtuais é uma boa opção para a resolução de problemas, tendo em vista que pode ser fabricada no país, obedecendo aos padrões nacionais de medição.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica.

Classificações: Engenharia Mecânica

Depositos: PI1001161-7

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB