Busca Avançada


Descrição do Problema

A biomineralização é um processo comum na natureza mediante o qual os organismos vivos formam precipitados minerais (cristalinos ou amorfos) e ocorre por reações químicas entre íons específicos ou compostos, como resultado das atividades metabólicas de um organismo em certas condições ambientais. As invenções em biotecnologia desenvolvidas até o momento se situam no campo da melhoria das propriedades e/ou comportamento do material por meio da incorporação de bactérias e nutrientes. O grande problema dos métodos ou processos até aqui adotados para melhoria de solos por meio de biotecnologia dizem respeito ao risco ambiental oriundo da adição de microrganismos estranhos ao meio.

Descrição da Tecnologia

Esta invenção se difere de tecnologias que descrevem o emprego de aditivos aplicados diretamente no solo para melhorar suas características estruturais, sem o envolvimento de atividade bacteriana, como por exemplo, o caso de tratamento químico do solo, pela adição de agente endurecedor do solo no local de aplicação. O processo proposto nesta invenção pode ser considerado ambientalmente limpo, tendo em vista que são utilizadas bactérias já presentes no próprio solo, não surgindo, portanto riscos ambientais. Além de ser ambientalmente limpo, apresenta outras vantagens, principalmente as relacionadas com a escolha do nutriente a ser utilizado. Na presente técnica o que se avalia é o ganho gerado pelos microrganismos que já se encontram no solo sem a preocupação de se verificar a contribuição individualizada de qualquer um deles.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica.

Classificações: Biotecnologia Agricultura Engenharia Civil

Depositos: PI10012796

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB