Busca Avançada


Descrição do Problema

O desenvolvimento de polímeros biodegradáveis, os chamados biomateriais, têm apresentado grande interesse principalmente em aplicações biomédicas como alternativas aos materiais biocompatíveis tradicionais (materiais metálicos e cerâmicos), os quais podem causar a corrosão do osso quando colocado no corpo humano, além de requererem uma segunda cirurgia para que o implante seja então removido. O poli(ácido lático) (PLA) é um dos mais promissores polímeros biodegradáveis devido às suas características.

Descrição da Tecnologia

A presente invenção refere-se a um processo para produção de poli(ácido lático) a partir da mistura racêmica D-L do ácido lático empregando um catalisador ácido de Brønsted heterogêneo. Um ponto a ser destacado na invenção são as condições reacionais brandas quando comparadas às adotadas atualmente para a produção deste polímero: são utilizadas temperaturas relativamente baixas de síntese com pressão reduzida através, somente, do auxílio de uma bomba à vácuo durante todo o processo reacional. Além disso, o tempo de reação foi reduzido quando comparado ao que já existe em outros processos.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica.

Classificações: Biotecnologia

Depositos: BR 10 2012 031179 8

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB