Busca Avançada


Descrição do Problema

A crescente poluição ambiental, bem como o potencial declínio das reservas petrolíferas acompanhada pela maior demanda de combustíveis e outros produtos oriundos do petróleo, tem motivado a comunidade científica e as empresas em busca de novas alternativas. A obtenção de combustíveis e outros produtos químicos a partir de fontes renováveis, provenientes do processo de craqueamento de óleos e gordura de origem vegetal ou animal têm se mostrado uma rota muito interessante

Descrição da Tecnologia

Pirólise é o processo onde a matéria orgânica é decomposta após ser submetida a condições de altas temperaturas e ambiente desprovido de oxigênio. Apesar de sua definição esclarecer a necessidade da inexistência de oxigênio, vários processos ocorrem com uma pequena quantidade dele. O uso de um reator de pirólise para a obtenção de hidrocarbonetos através do uso de catalizador específico utiliza-se com qualquer matéria prima, desde resíduos graxos de origem animal ou vegetal obtido através do refino do óleo ou gordura vegetal descartado pelas indústrias, como também o uso de plásticos e lixo para obtenção de energia associado a um catalisador específico em seu processo. A presente invenção descreve um sistema reacional para craqueamento térmico (quebra) de bio-óleos para obtenção de hidrocarbonetos leves (metano, etano e propano). Entretanto como há a descrição de um sistema que realizará a quebra (craqueamento), esse não se aplica apenas para bio-óleo, o sistema tem potencial para ser adaptado a qualquer óleo (utilizando-se o catalisador ideal) nesta presente invenção utiliza-se o catalisador do tipo aluminossilicatos ácidos e na forma namocristalina, para a “geração de energia” seja com foco em biodiesel, bio-óleo e produção de hidrocarbonetos leves.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica.

Classificações: Biotecnologia Biocombustível

Depositos: PI BR 10 2013 022203 8

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB