Busca Avançada


Descrição do Problema

Nanopartículas com propriedades magnéticas despertam o interesse dos cientistas desde o século XX. Nos últimos anos, 25 diversas técnicas destinadas a síntese e aplicação de novos materiais surgiram nos mais diversos campos, desde aplicações à engenharia e à área médica.O ferro, na forma de seus diferentes óxidos, tem sido pesquisado e utilizado há anos na área biomédica. Há na literatura relatos de sua utilização em inúmeras áreas, como por exemplo,separação magnética de compostos diversos, agentes de contraste e diagnóstico, sensores químicos, tratamento por hipertermia, sistemas transportadores de fármacos, catálise e emboloterapia

Descrição da Tecnologia

A presente invenção descreve o desenvolvimento de nanomateriais poliméricos multifuncionais compreendendo basicamente partículas magnéticas nanoestruturadas dispersas homogeneamente em uma matriz termoplástica de poli (pivalato de vinila).Este material magnetopolimérico nanoestruturado inovador apresenta como diferencial o fato de ser produzido in situ (na mistura de reação), exibindo propriedades macromoleculares diferenciadas, e combinando características dos polímeros termoplásticos e decompostos magnéticos, o que os torna materiais interessantes do ponto de vista de aplicações biotecnológicas como a embolização vascular, a hipertermia em tumores, liberação controlada de fármacos, agentes de contrastes para diagnóstico por imagem e na separação de biomoléculas.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica.

Classificações: Nanotecnologia Engenharia Biomédica

Depositos: BR 10 2013 022380 8

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB