Busca Avançada


Descrição do Problema

Ambliopia, olho vago ou olho preguiçoso é uma disfunção oftálmica caracterizada pela redução ou perda da visão num dos olhos, ou mais raramente em ambos, sem que o olho afetado mostre qualquer anomalia estrutural. Estabelecem-se, basicamente, os seguintes tipos de ambliopia, a depender da causa responsável pelo comprometimento da visão: por estrabismo (quando ocorre desarmonia entre os dois eixos visuais paralelos e tal alteração é perene),por ametropia (erros refracionais significativos), por anisometropia (diferenças superiores a 2,0 dioptrias entre os dois olhos, seja por miopia, hipermetropia ou astigmatismo) e por privação (ocasionada pela existência de uma barreira à chegada da luz à retina).

Descrição da Tecnologia

Esta invenção refere-se a uma lente de contato oclusora derivada do látex, com enfoque no tratamento da perda ou redução da visão (ambliopia) em crianças pequenas, evitando a necessidade do uso de tampões, que são facilmente retirados e promovem uma exclusão social da criança.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica. Cessão de direitosCorresponde à transferência dos direitos patrimoniais de um titular para outro, de forma onerosa ou não.

Classificações: Engenharia Biomédica

Depositos: BR 10 2012 007483 4

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB Ótica Cristal LTDA