Busca Avançada


Descrição do Problema

A utilização de suplementos vitamínicos é normalmente indicada para aqueles que possuem uma dieta nutricionalmente defasada e que precisam repor nutrientes importantes para o organismo. Também são frequentemente recomendados para atletas com necessidade de repor nutrientes perdidos durante os treinos e competições. Atualmente, o uso de suplementos vitamínicos está cada vez mais frequente na vida das pessoas. Mesmo que não haja necessidade de reposição de vitaminas, o consumo de suplementos visa a prevenção de doenças causadas por radicais livres produzidos pelo organismo, que aceleram o processo de envelhecimento por comprometer funções orgânicas fundamentais para a boa manutenção do corpo humano.

Descrição da Tecnologia

O pequi é um fruto muito conhecido na região Centro - Oeste do Brasil, principalmente na culinária, entretanto também é utilizado pelas populações na medicina folclórica, devido às suas propriedades fitoterápicas. A Tecnologia refere-se a um novo processo para a obtenção de suplemento vitamínico com propriedades antioxidantes a partir do extrato da fruta do pequi in natura.O processo caracteriza-se pelas seguintes etapas: obtenção dos extratos orgânicos e encapsulamento direto em cápsulas gelatinosas. A polpa do pequi possui componentes com propriedades antioxidantes que protegem o DNA humano contra as mutações induzidas por agentes que geram radicais livres. Ainda, é de conhecimento que na composição de óleos de polpa, a maior proporção é de insaturados que, além de possuírem as propriedades antioxidantes, contribuem para diminuir as taxas de colesterol LDL, responsável pelo entupimento de vasos sanguíneos. Sendo assim, além das propriedades  fitoterápicas do óleo de pequi, a tecnologia em questão possui um diferencial ainda maior: seu processo de produção.Existem produtos similares disponíveis no mercado, porém o processo de extração usualmente utilizado (em geral, manual) leva à perda considerável das características encontradas no pequi. A tecnologia apresentada engloba processo de extração e encapsulamento que mantém as propriedades existentes até o seu consumo.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica. Cessão de direitosCorresponde à transferência dos direitos patrimoniais de um titular para outro, de forma onerosa ou não.

Classificações: Nutracêutica

Depositos: PI 0601631 6 A

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB