Busca Avançada


Descrição do Problema

O plástico é um produto derivado da indústria petroquímica com diversas utilidades na sociedade moderna. Desde 1950, observa-se um padrão exponencial do crescimento de sua produção, atingindo o patamar mundial de 250 milhões de toneladas em 2007. Calcula-se que, dessa quantidade, 140 milhões de toneladas ao ano não sejam reaproveitadas. Isso gera um grave problema ambiental, tendo em vista que o tempo estimado de degradação do plástico, em alguns casos pode ultrapassar mil anos.

Descrição da Tecnologia

A presente invenção descreve uma cepa de levedura geneticamente modificada capaz de produzir L- ácido lático, o precursor do bioplástico PLA, a partir de glicerol bruto como fonte de carbono.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica. Cessão de direitosCorresponde à transferência dos direitos patrimoniais de um titular para outro, de forma onerosa ou não.

Classificações: Biotecnologia Química

Depositos: BR 10 2013 031052 2

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB Universidade Católica de Brasília - UBEC INTEGRA Bioprocessos e Análises