Busca Avançada


Descrição do Problema

A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. São exemplos de biomassa, a lenha, o bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas. Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultados de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam em curto prazo.

Descrição da Tecnologia

O processo inovador utiliza meio de cultura especial para crescimento de micro-organismos, especialmente fungos, visando incremento de produção e secreção de enzimas celulolíticas e xilanolíticas. Tal meio de cultura promove aumentos de até treze vezes na produção e secreção de enzimas que atuam na degradação de polissacarídeos e outros constituintes estruturais da biomassa utilizada pelas células do fungo, preferencialmente do gênero Trichoderma, para uso industrial em processos de biocatálise para degradação de biomassa, como, bagaço de cana, polpa derivada de celulose, palhas, capins, resíduos da indústria do papel e celulose, resíduos agroflorestais e lixos urbanos permitindo a produção de bioetanol com menor custo.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica. Cessão de direitosCorresponde à transferência dos direitos patrimoniais de um titular para outro, de forma onerosa ou não.

Classificações: Biotecnologia Biocombustível

Depositos: BR 10 2012 012193 0

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB