Vitrine Tecnológica
Busca Avançada


Descrição do Problema

A Terapia Fotodinâmica é uma modalidade terapêutica para o tratamento de tumores,infecções microbianas, lesões de patogenia autoimune com manifestações cutâneas e para a descontaminação de superfícies contendo micro-organismos. A TFD é baseada na combinação de um fotossensibilizante (FS) e luz em comprimento de onda específico, de modo que o FS irradiado com luz apropriada gera uma série de espécies químicas reativas que podem interagir com moléculas próximas, promovendo uma desorganização das estruturas celulares,culminando na morte das células.

Descrição da Tecnologia

A presente invenção trata-se de uma composição baseada em óleo vegetal derivado de frutos de espécie do gênero Euterpe (Euterpe oleracea) ou simplesmente açaizeiro sob a forma de nano e micropartículas estabilizadas por polímero.Tal composição possui propriedades fotossensibilizantes e é útil no preparo de medicamentos para o tratamento de lesões neoplásicas e de lesões pré-neoplásicas, especialmente câncer de mama, aplicável ao tratamento isolado ou em conjunto com algum tipo de terapêutica clássica, como cirurgia, radioterapia e quimioterapia, bem como de infecções microbianas. A associação do óleo a nano e micropartículas poliméricas mantém a compatibilidade deste com meios aquosos, bem como propicia obter características vantajosas como biocompatibilidade, bioadesividade, transporte e seletividade ao tecido/célula-alvo, atividade fotodinâmica em meio biológico.Adicionalmente, esta composição também é útil no diagnóstico de neoplasias e de infecções microbianas, pelo potencial do óleo em emitir fluorescência na faixa do vermelho após a excitação com luz em comprimento de onda específico. Também é utilizada em produtos cosméticos para prevenir ou melhorar os aspectos estéticos indesejados causados pela ação das bactérias ou fungos na pele.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica. Cessão de direitosCorresponde à transferência dos direitos patrimoniais de um titular para outro, de forma onerosa ou não.

Classificações: Terapêutica Oncológica Química Fármaco Farmacologia Terapia Gênica

Depositos: BR 102012021043 6

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB Fundação Universidade Federal do Acre - FUFAC Nanodynamics