Busca Avançada


Descrição do Problema

O vírus da Dengue, classificado como arbovírus humano, é um dos principais vírus transmitidos por artrópodes nas regiões subtropicais e tropicais. A incidência do vírus atinge mais de 100 países, e a relevância para a saúde pública em termos de morbidade e mortalidade é alta. O vírus da Dengue (nome cientí co: Dengue virus, DENV) é classi cado e se divide em quatro sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 e 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente e que mais de 2,5 bilhões de pessoas estejam sob risco de adquirir a infecção. No Brasil, em 2012, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde registrou um total de 588.478 casos da Dengue no país, excluindo os descartados.

Descrição da Tecnologia

A presente invenção refere-se a peptídeos imunogênicos obtidos a partir da região imunogênica da proteína NS1 do vírus da dengue, ou ainda da NS1 integral, ligados a poliedrina e, adicionalmente, a cauda de hexa-histidina. A tecnologia pode ser empregada na preparação de diferentes produtos de interesse das indústrias farmacêuticas e biotecnológicas, tais como kits para a detecção do vírus da dengue, a partir de amostras sorológicas humanas.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica. Cessão de direitosCorresponde à transferência dos direitos patrimoniais de um titular para outro, de forma onerosa ou não.

Classificações: Biotecnologia

Depositos: BR 1020014 0205101

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB