Busca Avançada


Descrição do Problema

A radiação ultravioleta, conhecida como UV, faz parte da luz solar que atinge o nosso planeta e é essencial para a preservação do calor e a existência da vida. No entanto, em função dos buracos na camada de ozônio, provocados pela nossa civilização, estamos expostos a esta radiação sem qualquer proteção. Sem a camada de ozônio, os raios UV podem causar queimaduras, fotoalergias, envelhecimento cutâneo e até o câncer de pele.

Descrição da Tecnologia

A presente tecnologia proporciona o uso de derivados de moléculas oriundas de espécies do gênero Anacardium (liquido da castanha do caju), como moléculas fotoprotetoras para conferir proteção contra raios ultravioletas de comprimento de onda na faixa dos raios UVA e ou UVB. Mais especificamente, algumas moléculas da presente invenção são capazes de absorver simultaneamente raios UVA e UVB. O líquido da castanha de caju (LCC), é utilizado em larga escala como matéria prima na fabricação de inseticidas, germicidas, antioxidantes, isolantes térmicos, material de atrito, plastificantes, tensoativos, tintas e vernizes. Os compostos da presente invenção conjugam, em uma única estrutura, diferentes cromóforos fotoabsorvedores, proporcionando relevante redução de custos de síntese em relação às moléculas isoladas encontradas na literatura e no mercado. A presente invenção não se aplica apenas a produtos cosméticos, mas sim a qualquer composição cujo intuito seja proteger algum objeto ou superfície, bem como pele, superfícies de objetos, maquinários, móveis, automóveis, telas, visores, displays e painéis de aparelhos eletrônicos, produtos têxteis, tintas e plásticos, dos danos causados pela exposição a raios ultravioletas.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica. Cessão de direitosCorresponde à transferência dos direitos patrimoniais de um titular para outro, de forma onerosa ou não.

Classificações: Biotecnologia

Depositos: PI 0406040 7

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Universidade Católica de Brasília - UBEC