Busca Avançada


Descrição do Problema

A abordagem terapêutica para o tratamento de neoplasias depende do tipo, da localização e do estágio clínico da doença, e na maioria das vezes inclui cirurgia, radioterapia e quimioterapia. A quimioterapia tem um papel importante, principalmente quando a cirurgia ou radioterapia não levam à cura do indivíduo. Atualmente, apesar dos avanços nas últimas décadas, a maioria dos agentes quimioterápicos empregados na clínica não diferencia células tumorais de células normais, causando toxicidade sistêmica e efeitos indesejáveis ao organismo.

Descrição da Tecnologia

A presente invenção descreve uma composição com dimensões micro e nanométricas, especialmente nanoemulsão, que propicia a vetorização do Selol para células, tecidos tumorais, lesões pré-neoplásicas, bem como a tecidos sadios, como modalidade terapêutica ou de reposição de selênio na dieta para uso humano ou animal. Além disso, a estruturação em escala nanométrica e hidrossolúvel da composição possibilitará o uso da via de administração endovenosa, a qual não é possível com o Selol livre devido à propriedade oleosa do Selol, e um maior acesso a estruturas teciduais de pequeno calibre que são inacessíveis à forma livre, sendo passível de administração por quaisquer vias in vivo. Esta composição também é utilizada para reposição de selênio na dieta, na constituição de produtos para a suplementação alimentar, sendo um aditivo alimentar funcional, que nesse caso, se associa à prevenção de doenças em seres humanos e animais por ser um nutriente essencial, principalmente auxiliando as defesas do organismo.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica. Cessão de direitosCorresponde à transferência dos direitos patrimoniais de um titular para outro, de forma onerosa ou não.

Classificações: Terapêutica Oncológica Biotecnologia

Depositos: BR 10 2012 021044 4

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB