Busca Avançada


Descrição do Problema

A sensação dolorosa sempre foi uma das grandes preocupações da humanidade, assim como o seu entendimento, bem como suas medidas de controle. Sabe-se que dor é um importante mecanismo de proteção corporal, surgindo após uma lesão, e provoca uma reação do indivíduo no sentido de remover o estímulo doloroso. No entanto, quando ela se torna persistente e presente sem estímulo doloroso, a dor se torna patológica (crônica).

Descrição da Tecnologia

A presente invenção se refere a um peptídeo neuroativo derivado da peçonha de vespas da espécie Parachatergus fraternus, desenhado a partir do composto natural Protonectina, a qual foi modificada para apresentar maior estabilidade e potência, a Protonectina - F. A proposta da invenção é de se desenvolver um fármaco capaz de produzir resposta analgésica dose dependente, com resultados comparáveis aos da morfina e sem os efeitos adversos que este composto promove no paciente durante o tratamento da dor crônica. Neste contexto, este peptídeo não apresenta atividade hemolítica e não induz descoordenação motora nas doses efetivas.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica. Cessão de direitosCorresponde à transferência dos direitos patrimoniais de um titular para outro, de forma onerosa ou não.

Classificações: Biotecnologia

Depositos: BR 1020014 0205101

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB EMBRAPA