Busca Avançada


Descrição do Problema

Os quimioterápicos empregados em geral na clínica não diferencia células tumorais de células normais, o que causa toxicidade sistêmica e efeitos indesejáveis ao organismo. Por outro lado, o sucesso desta terapia depende da liberação controlada da substância ativa no local desejado com uma dose suficientemente segura para o orga­nismo. Neste sentido, o citrato de ródio em conjunto com outras composições tem-se tornado foco de pes­quisas para o desenvolvimento de estratégias que permitam a entrega de agentes antitumorais, sem afetar tecidos saudáveis, bem como, tratar o tumor de forma menos invasiva.

Descrição da Tecnologia

A presente invenção refere-se a composições baseadas na associação entre um agente antitumoral a base de ródio (II) com nanopartículas magnéticas, ou com magnetolipossoma. Estas composições em escala nanométricas e com propriedades magnéticas são utilizadas para a preparação de medicamentos para a prevenção e/ou tratamento de lesões neoplásicas ou pré-neo­plásicas, sobretudo câncer de mama. A tecnologia trata-se também do processo de obtenção do composto antitumoral e o emprego. Tanto as composições com propriedades magnéticas, quanto o composto antitumoral proposto, apre­sentam a possibilidade de serem utilizados no tratamento coadjuvante. Adicionalmente, estas composições podem se utilizadas como agentes de contraste ou constituintes de uma formulação de con­traste empregada no diagnóstico por imagem, tal como Ressonância Magnética para a localização de células tumorais.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica.

Classificações: Terapêutica Oncológica Biotecnologia Fármaco

Depositos: PI1100733-8

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB