Busca Avançada


Descrição do Problema

É notável que o mercado não possui uma variedade de alimentos isentos de glúten, um dos motivos pelo qual os portadores da doença celíaca não executam totalmente à dieta. A massa alimenticia objeto da patente apresenta interesse da indústria alimentícia para a manufatura de alimentos destinados principalmente aos intolerantes permanentes ao glúten como é o caso dos portadores da doença celíaca (DC) e de demais doenças que necessitam de restrição desta proteína.

Descrição da Tecnologia

A presente tecnologia inovadora refere-se a uma massa alimentícia isenta de glúten à base de farinha de banana verde pura ou associada a outras farinhas também isentas de glúten, tais como fécula de batata ou farinha de arroz referindo-se ao seu processo de obtenção e sua aplicação. Trata de uma composição alimentícia com aplicação no consumo direto, complementar, suplementar ou base para obtenção de outros produtos alimentícios isentos de glúten, como por exemplo, macarrão.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica. Cessão de direitosCorresponde à transferência dos direitos patrimoniais de um titular para outro, de forma onerosa ou não.

Classificações: Nutrição

Depositos: PI0903673-3

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB