Busca Avançada


Descrição do Problema

O uso de padrões para testes de verificação de desempenho de Máquinas de Medir por Coordenadas (MMC) tem sido recomendado desde o surgimento destas máquinas, há cerca de duas décadas.A calibração ou a verificação de desempenho de MMC ocorre durante a implantação da máquina ou durante o processo de sua manutenção ou antes do uso diário para o controle de desempenho das medidas.

Descrição da Tecnologia

Um instrumento utilizado como padrão para calibração ou para testes de verificação de desempenho de Máquinas de Medir por Coordenadas (MMC), principalmente para os modelos de braço articulado. Trata-se de uma barra metálica com furos cônicos (para compor esferas virtuais) distribuídos em ambas as extremidades, a ser utilizada em substituição a instrumento de calibração similar com esferas metálicas no lugar dos furos.Vantagens: • Redução no Custo da Calibração; • Medição Portátil Leve; • Fabricação mais Simplificada; • Redução no Erro de Medição; • Menor Custo que as Placas com Esferas


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica.

Classificações: Engenharia Mecânica

Depositos: PI0803145-2

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB