Vitrine Tecnológica
Busca Avançada


Descrição do Problema

As hepatites B e C são consideradas doenças tropicais, sendo que, a Hepatite B é uma inflamação hepática causada pelo vírus HBV e a Hepatite C é causada pelo vírus HCV. No Brasil, essas doenças virais tem apresentado endemicidade moderada em todo o território nacional, principalmente nas regiões Nordeste, Centro Oeste e o Distrito Federal.

Descrição da Tecnologia

A aplicação de técnicas de biologia molecular permitiu a construção de Kits de Diagnósticos a partir de proteínas recombinantes para as doenças Hepatite B, Hepatite C e Rubéola, utilizando técnicas de engenharia genética. O desenvolvimento dessas técnicas visa aumentar a sensibilidade de Kits diagnósticos anti-HBc, anti- -HCV e anti-RV, a baixo custo, contribuindo, para a detecção do anti-HBc e evitando a transmissão de cepas mutantes ou cepas selvagens, como ocorre na Hepatite B por meio de transfusões de sangue; e, contribuindo para a identificação dos casos assintomáticos crônicos de Hepatite C que chegam a até 85%.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais.

Classificações: Biotecnologia Engenharia Genética

Depositos: BR 10 2012002468-3 BR 10 2012002470-5 BR 10 2012002469-1

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB Fundação Universidade de Brasília – FUB Fundação Universidade de Brasília – FUB