Busca Avançada


Descrição do Problema

Também conhecido como “transtorno autista,” o autismo clássico afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Este transtorno do desenvolvimento, que é caracterizado pela comunicação e os desa os sociais e comportamentos incomuns, é um mistério para os pesquisadores. Nesse contexto, é importante trabalhar gestos sociais com esse público, a  m de melhorar sua interação com as demais pessoas. Um software educacional com esse foco tem a contribuir com essa tarefa, visto que muitos autistas clássicos têm chamada sua atenção pelas imagens em telas de computadores.

Descrição da Tecnologia

O Aproximar é um software para apoio educacional ao ensino de gestos sociais para autistas clássicos. O sensor de movimento Kinect for Windows é empregado para detetar os movimentos do estudante e chamar vídeos de estímulo ou de motivação para os acertos que o estudante tiver.


Modalidade de Proteção: Software

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Cessão de direitosCorresponde à transferência dos direitos patrimoniais de um titular para outro, de forma onerosa ou não.

Classificações: Software

Depositos: BR 51 2013 001274 0

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB