Vitrine Tecnológica
Busca Avançada


Descrição do Problema

O Brasil possui o maior rebanho bovino comercial do mundo, entretanto, a pecuária brasileira apresenta baixos índices de produtividade quando comparada aos países mais desenvolvidos. Para tornar a pecuária bovina mais competitiva faz-se necessário buscar melhorias genéticas dos rebanhos bovinos e uma das técnicas mais empregadas é a transferência de embriões. Esse processo tem como base fundamental a indução da superovulação em vacas doadoras, tendo para isto uma dependência ímpar do hormônio folículo estimulante.

Descrição da Tecnologia

A presente inovação realiza a expressão das cadeias alfa e beta do FSH fusionada, formando uma proteína de fusão. Promove também a expressão dos genes do FSH de forma separada, descreve as sequências gênicas nativas da cadeia alfa e beta do hormônio FSH bovino zebuíno (Bos taurus indicus), ainda não descrita na literatura nacional e internacional. A tecnologia promove a clonagem e sequenciamento do hormônio folículo estimulante de Bos taurus indicus, de uma raça zebuína com perfil para produção de carne, cujo rebanho é predominante no Brasil e em países de clima tropical. Visam-se posteriores construções de sistemas de expressão recombinante desse hormônio, para beneficiar os procedimentos de fecundação in vitro e transferências de embriões, reduzindo, portanto, a dependência da importação de extratos hipofisários de suínos, tradicionalmente utilizados para induzir a superovulação nos bovinos.


Modalidade de Proteção: Patente de Invenção

Oportunidades: Licenciamento de TecnologiaCorresponde à autorização para uso e exploração comercial do produto ou processo, depositado ou protegido por meio da Propriedade Intelectual, de forma onerosa ou gratuita, exclusiva ou não. A retribuição é designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. O titular dos direitos sobre a tecnologia permanece detentor dos direitos patrimoniais. ParceriaFormação de alianças para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, cujos resultados pertencerão às instituições e/ou empresas envolvidas. Desenvolvimento Tecnológico(a) Desenvolvimento de produtos e processos através de procedimentos autônomos ou pela efetiva absorção de novas tecnologias; (b) Etapa do processo de desenvolvimento econômico que leva uma nação ou região a adquirir capacidade de inovação suficiente para influenciar a dinâmica econômica. Cessão de direitosCorresponde à transferência dos direitos patrimoniais de um titular para outro, de forma onerosa ou não.

Classificações: Biotecnologia

Depositos: PI 0500390 3

Titular: Fundação Universidade de Brasília – FUB