Chameleon C

Título: Chameleon
Nº da proteção: BR 51 2019 001894 0
Data da expedição do registro: 03/09/2019
Data da publicação ou criação:
01/11/2018
Linguagem: PYTHON
Pela UnB: Daniel Alves da Silva  | Lattes
Ennio Ferreira Bastos Junior  | Lattes
Fábio Lúcio Lopes de Mendonça  | Lattes
Higino Brito Vieira  | Lattes
Mariana Eugenio Almeida  | Lattes
Nilton Freitas Barbosa  | Lattes
Paulo Lima Machado  | Lattes
Rafael Timóteo de Sousa Júnior  | Pesquisa UnB
Renata Visoná Barbosa  | Lattes
Ruben Cruz Huacarpuma  | Lattes
Vinicius Coutinho Guimaraes Coelho  | Lattes
Departamento: Departamento de Engenharia elétrica (ENE)  | Link do site
Classificação - Categoria: Ciências Exatas e Informática
Classificação - Subcategoria: Simulações computacionais e análise de dados

MANUTENÇÃO DE SINAL FORA DE ALCANCE

Redes Wi-Fi se tornaram uma parte essencial da vida diária. Essas redes, permitem conexão de dispositivos a internet sem a necessidade da utilização de cabos físicos. Essa tecnologia foi revolucionária ao fazer com que conexões pudessem ser feitas em quaisquer locais. O monitoramento e análise de uma rede Wi-Fi se faz útil para grandes corporações ou indivíduos que desejam coletar dados e verificar a performance de indicadores de uso desta rede. Este monitoramento pode ser feito por meio de softwares, que podem oferecer dados em tempo real e alertas, por meio de várias métricas de tráfego, como por exemplo a força do sinal, utilização de canais, taxa de transferência e tráfego de rede. Também podem ser detectados e notificados usuários não autorizados, suas tentativas para se conectarem a rede ou brechas de segurança.

Pensando nisso, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília, criaram um software de interfaceamento IoT que permite aos usuários monitorar e controlar o desempenho de dispositivos IoT.

Chameleon

A comunicação em redes sem fio, as chamadas redes Wifi, ocorrem por ondas de rádio, de forma simplificada, pode-se dizer que a comunicação ocorre entre um dispositivo e o ponto de acesso e este a distribui para o destinatário desejado. Para aumentar a segurança, essa comunicação ocorre de forma criptografada, de forma que é necessário conhecer credenciais de acesso para ingressar nessa rede. O Chameleon é uma solução para o monitoramento de redes sem fio nas quais a infraestrutura de gerenciamento está inacessível ou com difícil acesso. Ele é uma solução portátil e transparente, do ponto de vista lógico de uma rede, que monitora o tráfego mantendo a conectividade dos clientes a rede. O Chameleon possui três macro-funcionalidades: ingresso na rede, monitoramento e análise do tráfego.

O dispositivo de monitoramento realiza o ingresso na rede Wi-Fi de duas formas: com as credenciais de acesso da rede, realizando a decriptografia com base na leitura feita da rede. Uma vez ingressado na rede, o Chameleon intermedia a comunicação entre o dispositivo monitorado e o ponto de acesso da rede. Esse monitoramento ocorre de forma transparente ao dispositivo uma vez que a sua comunicação continue funcionando da forma esperada.

• Segurança: Proteção dos dados pessoais e sensíveis do usuário.
• Monitoramento: Software monitora a saúde da rede, detectando quando há algum problema
• Facilidade de Uso: Software de fácil utilização pelo usuário