Cagem C

Título: CAGEM-19: Software de simulações de espalhamento do COVID-19 e GEM-19: Simulador Matemático Epidemiológico do Novo Coronavírus
Nº da proteção: BR 51 2021 001714 5 e BR 51 2021 001713 7
Data da expedição do registro: 27/07/2021
Data da publicação ou criação:
23/11/2020 e  12/12/2020
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem: Outros
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Pela UnB: André Luís Brasil Cavalcante  | Lattes
Lucas Parreira de Faria Borges  | Lattes
Moisés Antônio da Costa Lemos  | Lattes
Márcio Muniz de Farias  | Lattes
Hervaldo Sampaio Carvalho  | Lattes
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)  | Link do site
Departamento: Departamento de engenharia civil e ambiental (ENC)  | Link do site
Classificação - Categoria: Ciências exatas e informática
Classificação - Subcategoria: Simulações computacionais e análise de dados

SIMULAÇÕES DE ESPALHAMENTO DE COVID

Simulações de Espalhamento de COVID-19 têm sido usadas para ajudar a prever os efeitos de uma pandemia nas comunidades e auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Os modelos de simulação permitem que os gestores de saúde avaliem as tendências de propagação de doenças com base em parâmetros variáveis, como fatores demográficos, etnicidade, localização geográfica e condições de saúde. Com essas informações, os profissionais da saúde e os líderes políticos podem gerar estratégias para detecção precoce, rastreamento de contatos e intervenção de estilo de vida, para melhorar a saúde pública. As simulações também fornecem uma previsão de quando e onde a COVID-19 poderia se disseminar, ajudando a priorizar os recursos assistenciais para áreas onde a propagação pode ser significativa. Elas também podem informar a introdução de leis de saúde pública, como o isolamento social, cancelar eventos públicos ou restringir o transporte público, para reduzir o risco de disseminação da doença. Assim, as simulações de espalhamento de COVID-19 oferecem uma visão importante em como as doenças se propagam e afetam a população de uma área.

Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram dois softwares distintos que permitem simular o espalhamento e evolução do coronavírus em uma população, chamados de CAGEM-19 e GEM-19. A simulação é feita de forma discreta, mimetizando a interação entre pessoas e o possível contágio entre elas. O script permite que seja inserido uma planta baixa do local com as limitações de movimentações das pessoas, além dos parâmetros de infecção da doença e o número de pessoas infectadas e não infectadas. Então, simula-se como o espalhamento do vírus ocorre a partir de um tempo de interação entre as pessoas. O propósito dos software é avaliar, a partir de um local confinado, como ocorre o espalhamento vírus dado uma taxa de transmissibilidade e um número de pessoas saudáveis e contaminadas. Portanto, possibilita-se a verificação de como cada local deverá se precaver e quais são as melhores medidas sanitárias de forma personalizada, acerca do número de pessoas acessando o ambiente. O software se destina a todos que buscam compreender como cada ambiente confinado pode contribuir para o espalhamento do coronavírus, e também a todos os entusiastas de simulações matemáticas que envolvem epidemiologia.

• Eficiência: Permite previsões de cenários realísticos, permitindo a preparação dos responsáveis;
Baixo consumo computacional e rápida resposta;
Focado em locais fechados.

3 Saúde e Bem estar 9 Indústria Inovação e Infraestrutura