UIoTGS C

Título: UIoT-GS (UnB/Universal Internet of Things - Gateway Semântico)
Nº da proteção: BR 51 2019 001338 7
Data da expedição do registro:  02/07/2019
Data da publicação ou criação:
 01/08/2018
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem: JAVA SCRIPT; PYTHON; OUTROS
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,
  da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Pela UnB:  Francisco Lopes de Caldas Filho  | Lattes
  Lucas Mauricio Castro e Martins  | Lattes
  Rafael Timóteo de Sousa Júnior  | Pesquisa UnB
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)  | Link do site
Faculdade de Ciências da Informação (FCI)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia elétrica (ENE)  | Link do site
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC)  | Link do site
Biblioteca Central (BCE)  | Link do site
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE)  | Link do site
Classificação - Categoria: Ciências Exatas e Informática
Classificação - Subcategoria: Máquinas, dispositivos, motores e automação

CONECTIVIDADE E COMUNICAÇÃO DE DISPOSITIVOS

A tecnologia IoT (do inglês Internet of Things) envolve conectar dispositivos físicos à internet, permitindo que eles coletem e transmitam dados em tempo real. Essa tecnologia permitiu o desenvolvimento de casas inteligentes, cidades inteligentes e outras aplicações que requerem a integração de vários dispositivos e sistemas. O desenvolvimento de vários protocolos de comunicação como MQTT, TCP Socket, UDP Socket e ZigBee tornou possível conectar diferentes tipos de dispositivos à internet. Esses protocolos permitem que os dispositivos se comuniquem entre si e com a internet de forma padronizada e segura. Na mesma perspetiva a tecnologia da Web Semântica permite que as máquinas entendam e interpretem o significado dos dados. Ele fornece uma estrutura para vincular dados e recursos na Web, possibilitando a criação de sistemas inteligentes que podem processar e analisar dados de maneira significativa. Essa tecnologia é essencial para que se entenda o contexto e o significado dos dados transmitidos entre os dispositivos e o middleware. Por fim o último sistema que integrará tecnologias IoT é o Representational State Transfer (REST) é um estilo de arquitetura da Web que fornece uma maneira padrão para aplicativos baseados na Web interagirem uns com os outros. As APIs RESTful são um conjunto de diretrizes para criar APIs usando a arquitetura REST. Eles fornecem uma maneira simples e padrão para os dispositivos se comunicarem com o middleware, possibilitando a criação de sistemas IoT interoperáveis.

Pensando nisso, os pesquisadores(as) da Universidade de Brasília criaram um conceito que é o resultado de vários avanços tecnológicos, o UioT, que inclui a tecnologia IoT, protocolos de comunicação, tecnologia de Web Semântica e APIs RESTful. Esses avanços possibilitaram a criação de um gateway que permite a comunicação perfeita entre dispositivos IoT e middleware. O UnB/Universal Internet of Things - Gateway Semântico (UIoT-GS) é um gateway IoT semântico que permite que dispositivos IoT baseados nas tecnologias de comunicação MQTT, Socket TCP, Socket UDP e ZigBee possam se comunicar com middlewares IoT baseados no protocolo HTTP, em especial, o middleware do UIoT que possui APIs REST e protocolo de cadastro e autenticação específicos. Um gateway semântico tem a capacidade de realizar a tradução da requisição em um determinado protocolo para o formato exigido pelo destinatário da comunicação. Para isso, o gateway semântico faz a conversão sintática e, quando necessária, semântica da requisição para que ela alcance o significado desejado.

• Eficiência: Otimização de processos de conectividade dos dispositivos.
• Integração: Promove a conexão entre tecnologias, permitindo que haja comunicação entre diferentes dispositivos.
• Automação: Possibilidade de automatização de tarefas e consequente melhoria de qualidade de vida.