Torrefacao C

Título: Dispositivo termoacústico para torrefação de biomassas
Nº da proteção: BR 10 2018 076106 4
  Serviço Florestal Brasileiro (SFB)  Link do site
Data do depósito: 14/12/2018
Prazo legal de proteção: 20 anos (invenção) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996).
Pela UnB: Armando de Azevedo Caldeira Pires  | Pesquisa UnB
  Marcus Vinicius Girão de Morais  | Pesquisa UnB
  Edgar Amaral Silveira  | Pesquisa UnB
Pelo SFB: Patrick Louis Albert Rousset  | Lattes
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)  | Link do site
Departamento: Departamento de Engenharia Elétrica (ENE)  | Link do site
Classificação - Categoria: Energia
Classificação - Subcategoria: Máquinas, dispositivos, motores e automação

TORREFAÇÃO DE BIOMASSAS

A torrefação é um processo de aquecimento controlado da biomassa. Esse aquecimento é um tratamento térmico que tem a finalidade de aumentar a densidade energética da biomassa para ser utilizada como combustível renovável e seus derivados. A partir do processo de torrefação, algumas características físico-químicas da biomassa apresentam alterações, tais como, uma elevação da densidade energética, um aumento da resistência a água, uma melhor capacidade de moagem, um aumento do grau de uniformidade, dentre outros benefícios.

De maneira geral, um processo de torrefação costuma apresentar sua eficiência associada com o tempo de tratamento, taxa de aquecimento, porcentagem de oxigênio e o tamanho das partículas em tratamento. Contudo, a eficiência energética de um processo de torrefação está sempre acima de 80%, sendo mais dependente da biomassa utilizada e das condições de trabalho empregadas. Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um dispositivo termoacústico para torrefação de biomassas, visando uma melhor eficiência energética para o processo.

DISPOSITIVO TERMOACÚSTICO PARA TORREFAÇÃO

A presente invenção refere-se a um dispositivo termoacústico para torrefação de biomassa. Situa-se no campo de equipamentos para a produção de combustíveis sólidos, a partir de processos químicos, físicos ou físico-químicos em geral, com aplicação no setor industrial para produção de biocombustíveis. Diferentemente das tecnologias existentes, a presente invenção realiza o tratamento térmico de biomassa com a influência de frequências acústicas, em atmosfera oxidativa, sem a utilização de geradores de vibrações mecânicas.

• Eficiência: Promove o processo de torrefação com eficiência das reações físico-químicas, sem precisar de altas temperaturas;
  • Versatilidade: Permite alterar a pressão na câmara do reator utilizando apenas um campo acústico;
  • Aprimoramento: Possibilita o aprimoramento da volatilização, e, consequentemente, do tratamento térmico.

7 Enegia Sustentável e Acessível 9 Indústria Inovação e Infraestrutura