Borracha Embobinada USINORTE C

Nº da proteção:  BR 10 2018 073625 6
  Usinorte Usinagem LTDA
Data do depósito: 16/11/2018
Prazo legal de proteção: 20 anos (invenção) contados da data de depósito (artigo 40 da Lei nº 9.279/1996).
Pela UnB: Floriano Pastore Júnior                                                                                          | Pesquisa UnB
  José Aloísio Corado Guedes  | Lattes
  Luiz Carlos Pimentel  | Lattes
Pela Usinorte: José Ivo dos Santos  | Lattes
Unidade Acadêmica: Intituto de Química (IQ)  | Link do site
Classificação - Categoria: Materiais
Classificação - Subcategoria: Outros materiais

APRIMORE SUA PRODUÇÃO DE BORRACHA NATURAL

A relevante importância da borracha natural na economia nacional está refletida nos mais distintos setores industriais, que a utilizam na fabricação dos mais diversos produtos, como em pneus, calçados, peças automotivas e de utensílios domésticos, entre outros. A produção de borracha natural é insuficiente para atender a demanda nacional, sendo necessário recorrer para mercados internacionais como a Indonésia, Tailândia e Vietnã. Portanto, para conseguir atender às demandas internas, o Brasil encontra-se atualmente como um importador de borracha natural. Analisando tal situação, fica evidente a necessidade de aumentar a produção nacional. Mas, para que isso seja possível é necessário o aprimoramento de técnicas de produção. Nesse cenário, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a empresa Usinorte Usinagem LTDA desenvolveram um processo para produção de folhas de borracha embobinadas.

TECNOLOGIA PRODUÇÃO DE FOLHAS DE BORRACHA EMBOBINADAS

Grande parte do processo de fabricação de folhas de borracha ainda é manual, levando cerca de 4 a 6 dias para a obtenção do produto final que, por sua vez, são folhas individuais com espessuras não-uniformes. A produção diária acaba sendo limitada a cerca de 40 a 60 folhas por unidade familiar de produção. Portanto, já se tem duas questões para aprimoramento da técnica de produção: a uniformidade das folhas individuais e um maior volume de produção diária. Foi pensando nisso que a parceria entre a UnB e a Usinorte Usinagem LTDA desenvolveram a presente invenção, descrevendo um processo de produção de folhas de borracha natural, voltada para o aumento da produtividade e da uniformidade do produto final. Nesse sentido, a tecnologia em questão se diferencia de algumas já disponíveis, por não necessitar de algumas etapas, tais como fatiamento ou trituração do bloco de borracha sólida, cura do produto, adição de aditivos químicos. Portanto, trata de um processo de produção de folhas de borracha a partir do tratamento do látex de borracha natural, acomodando as folhas em rolos cilíndricos (bobinas), facilitando o seu manuseio, armazenamento e processamento em escala industrial.

• Eficácia: Melhor armazenamento das folhas;
• Escalabilidade: Facilidade de processamento industrial;
• Eficiência: Aumento da produtividade e da uniformidade do produto final.