Vitrine teste 1

Data da publicação:
06/09/2019
Data da criação: 20/07/2019
Tipo de proteção: programa de computador
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,
  da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Pela UnB:   Wilson Henrique Veneziano  | Pesquisa UnB
 Maraisa Helena Borges Estevão Pereira  | Lattes
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)   | Link do site
Faculdade de Educação Física (FEF)  | Link do site
Departamento: Departamento de Ciências da Computação (CIC)  | Link do site
Classificação - Categoria: Socialtech
Classificação - Subcategoria: Educação

UMA PLATAFORMA VOLTADA PARA INCLUSÃO

A organização é uma habilidade importante para a autonomia e independência no cotidiano, mas pode ser um desafio para pessoas no espectro do autismo, que frequentemente apresentam dificuldades na compreensão de informações visuais e sociais, na coordenação motora e na flexibilidade cognitiva. Além disso, a falta de organização pode causar estresse e ansiedade, tanto para a pessoa autista quanto para seus cuidadores. O desenvolvimento de ferramentas para ajudar a desenvolver a habilidade de organização de forma lúdica e interativa, utilizando tecnologias que permitam a personalização, o acompanhamento do progresso e o feedback positivo. O objetivo é ajudar a promover a autonomia e a independência da pessoa autista em seu ambiente doméstico, além de contribuir para a qualidade de vida e inclusão social. Com base em pesquisas científicas sobre autismo e habilidades sociais, além de seguir as diretrizes da Associação Americana de Psiquiatria para o tratamento de transtornos do espectro autista, o desenvolvimento de ferramentas vem sendo realizado em parceria com terapeutas ocupacionais, psicólogos e pais de pessoas autistas, para garantir a eficácia e a adequação às necessidades específicas do público-alvo. Pensando nisso os pesquisadores(as) da Universidade de Brasília criaram o software educacional “Ambientar”, que foi pensado para atender às necessidades de crianças e adolescentes autistas que apresentam dificuldades para organizar objetos em ambientes domésticos.

AMBIENTAR

Ambientar é uma Plataforma independente, feita em JavaScript, que é uma linguagem de programação de plataforma independente, o que significa que o software pode ser executado em diferentes sistemas operacionais, como Windows, macOS e Linux, bem como em diferentes dispositivos, como computadores, tablets e smartphones.
A plataforma tem integração com tecnologias web, como resultado, ele tem uma grande variedade de bibliotecas e frameworks disponíveis para utilização, o que permite que o software seja desenvolvido de forma mais rápida e eficiente, além de permitir a integração com outras tecnologias web, como HTML e CSS. A experiência do usuário no Software Ambientar, desenvolvida em JavaScript, oferece uma experiência de usuário positiva por ser interativa e responsiva, permitindo que as crianças autistas aprendam e pratiquem a habilidade de organização de forma lúdica e personalizada. Além disso, a integração com tecnologias web permite o acompanhamento do progresso e a interação com outras pessoas, proporcionando um ambiente de aprendizagem estimulante e inclusivo.

Eficácia: Promoção da qualidade de vida de pessoas autistas e daqueles que as cercam.
Versatilidade: Integração com tecnologias web; Adaptabilidade do software às diferentes necessidades dos usuários.
Acessibilidade: Aplicativo promove a inclusão social personalizada.

9 Indústria Inovação e Infraestrutura 10 Redução das desigualdades

02botao contato A  03botao baixePDF A  04botao video A

Obs.: retirar o botão "assita ao vídeo" caso não tenha nenhum vídeo a respeito da tecnologia.