PERCEBER C

Data da publicação:
06/09/2019
Data da criação: 20/07/2019
Tipo de proteção: programa de computador
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,
  da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Pela UnB:   Wilson Henrique Veneziano  | Pesquisa UnB
 Maraisa Helena Borges Estevão Pereira  | Lattes
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)   | Link do site
Departamento: Departamento de Ciências da Computação (CIC)  | Link do site
Classificação - Categoria: Socialtech
Classificação - Subcategoria: Educação

EDUCAÇÃO DIGITAL PARA UM PÚBLICO ESPECIAL

Atualmente há ferramentas digitais que podem auxiliar nos cuidados e na integração de indivíduos autistas à sociedade. Essas ferramentas podem ser utilizadas para promover a comunicação, o aprendizado, a organização e a interação social. Algumas dessas ferramentas mencionadas incluem aplicativos de comunicação e gerenciamento de tarefas, jogos, plataformas de aprendizagem online, calendários, além de redes sociais e comunidades online específicas para pessoas autistas. No entanto, é importante lembrar que cada pessoa no espectro do autismo é única, e nem todas as ferramentas digitais serão adequadas para todos os indivíduos. A escolha das ferramentas deve ser baseada nas necessidades, habilidades e preferências de cada pessoa, com orientação de profissionais especializados, como terapeutas ocupacionais, psicólogos ou fonoaudiólogos. Além disso, é fundamental que essas ferramentas sejam utilizadas em conjunto com outras estratégias terapêuticas e educacionais, a fim de promover o desenvolvimento integral e a inclusão social de indivíduos autistas.
Pensando nisso os pesquisadores(as) da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram o Perceber, um software educacional em JavaScript para o trabalho da percepção visual de estudantes no espectro autista. O software é uma ferramenta interativa e inclusiva desenvolvida com o intuito de melhorar as habilidades de percepção visual desses alunos. O objetivo do software educacional “Perceber” é promover um ambiente de aprendizado inclusivo e estimulante para estudantes que possuem o transtorno do espectro autista, ajudando-os a desenvolver suas habilidades de percepção visual e a alcançar seu potencial máximo. O software oferece uma variedade de atividades para estimular habilidades visuais e cognitivas, especialmente adaptadas para pessoas no espectro autista. Foi desenvolvido com base em pesquisas detalhadas sobre as necessidades individuais desse grupo, resultando em exercícios personalizados e uma interface intuitiva. Recursos de personalização, como ajuste de tamanho de imagens e modos de exibição, são oferecidos para atender às preferências individuais. Instruções claras e ilustrações visuais facilitam a compreensão, enquanto os exercícios são progressivos, permitindo o desenvolvimento das habilidades em ritmo próprio. Além disso, é compatível com diversos dispositivos para garantir acessibilidade e usabilidade.

Facilidade de Uso: Interface intuitiva e amigável.
Versatilidade: Possibilidade de acesso por diferentes dispositivos; Adaptabilidade do software às diferentes necessidades dos usuários.
Acessibilidade: Aplicativo promove inclusão social e educação personalizada de qualidade.

4 Educação de Qualidade 9 Indústria Inovação e Infraestrutura 10 Redução das desigualdades

02botao contato A  03botao baixePDF A  04botao video A

Obs.: retirar o botão "assita ao vídeo" caso não tenha nenhum vídeo a respeito da tecnologia.