Informações da proteção | ||
Título: Perceber - versão para computador | ||
Nº da proteção: | BR 51 2019 001959 8 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 10/09/2019 | |
Data da publicação: |
06/09/2019 | |
Data da criação: | 20/07/2019 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem | Javascript | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | Wilson Henrique Veneziano | | Pesquisa UnB |
Maraisa Helena Borges Estevão Pereira | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Exatas (IE) | | Link do site |
Departamento: | Departamento de Ciências da Computação (CIC) | | Link do site |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | Socialtech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
EDUCAÇÃO DIGITAL PARA UM PÚBLICO ESPECIAL
Atualmente há ferramentas digitais que podem auxiliar nos cuidados e na integração de indivíduos autistas à sociedade. Essas ferramentas podem ser utilizadas para promover a comunicação, o aprendizado, a organização e a interação social. Algumas dessas ferramentas mencionadas incluem aplicativos de comunicação e gerenciamento de tarefas, jogos, plataformas de aprendizagem online, calendários, além de redes sociais e comunidades online específicas para pessoas autistas. No entanto, é importante lembrar que cada pessoa no espectro do autismo é única, e nem todas as ferramentas digitais serão adequadas para todos os indivíduos. A escolha das ferramentas deve ser baseada nas necessidades, habilidades e preferências de cada pessoa, com orientação de profissionais especializados, como terapeutas ocupacionais, psicólogos ou fonoaudiólogos. Além disso, é fundamental que essas ferramentas sejam utilizadas em conjunto com outras estratégias terapêuticas e educacionais, a fim de promover o desenvolvimento integral e a inclusão social de indivíduos autistas.
Pensando nisso os pesquisadores(as) da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram o Perceber, um software educacional em JavaScript para o trabalho da percepção visual de estudantes no espectro autista. O software é uma ferramenta interativa e inclusiva desenvolvida com o intuito de melhorar as habilidades de percepção visual desses alunos. O objetivo do software educacional “Perceber” é promover um ambiente de aprendizado inclusivo e estimulante para estudantes que possuem o transtorno do espectro autista, ajudando-os a desenvolver suas habilidades de percepção visual e a alcançar seu potencial máximo. O software oferece uma variedade de atividades para estimular habilidades visuais e cognitivas, especialmente adaptadas para pessoas no espectro autista. Foi desenvolvido com base em pesquisas detalhadas sobre as necessidades individuais desse grupo, resultando em exercícios personalizados e uma interface intuitiva. Recursos de personalização, como ajuste de tamanho de imagens e modos de exibição, são oferecidos para atender às preferências individuais. Instruções claras e ilustrações visuais facilitam a compreensão, enquanto os exercícios são progressivos, permitindo o desenvolvimento das habilidades em ritmo próprio. Além disso, é compatível com diversos dispositivos para garantir acessibilidade e usabilidade.
VANTAGENS
• Facilidade de Uso: Interface intuitiva e amigável.
• Versatilidade: Possibilidade de acesso por diferentes dispositivos; Adaptabilidade do software às diferentes necessidades dos usuários.
• Acessibilidade: Aplicativo promove inclusão social e educação personalizada de qualidade.
Agenda 2030 da ONU:
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