Lietro C

                                                                                                 Informações da proteção                                                                                                   
Título: “Pacote de ferramentas Lietro para letramento inclusivo e comunicação aumentada” e “teclado mágico Lietro”
Nº da proteção: BR 51 2021 001322 0 e BR 51 2021 001323 9  
Instituições titulares: Universidade de Brasília (UnB)   | Link do site
Data da expedição do registro: 22/06/2021  
Data da publicação ou criação:
14/10/2020  
Tipo de proteção: programa de computador  
Linguagem: Javascript  
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,   
  da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).  
Inventores
Pela UnB: Renato José Rodrigues Malcher Lopes  | Pesquisa UnB          
Externo:  Daniel Gonçalvez Siqueira  
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia 
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)  | Link do site
Departamento: Departamento de Ciências Fisiológicas (CFS)  | Link do site
CLASSIFICAÇÃO
Classificação - Categoria: SocialTech  
Classificação - Subcategoria: Educação

 

O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

O termo autismo se refere a manifestações de diferentes graus de comprometimentos no desenvolvimento da socialização, comunicação e cognição. Tais problemas podem aparecer acompanhados de diversos outros sintomas em diferentes síndromes, havendo um espectro continuo de perfis que vão do grau leve, onde há comunicação verbal e independência, até os graus medianos e severos, onde a comunicação verbal é ausente, dificultando muito a socialização e o desenvolvimento cognitivo-intelectual. Os sintomas variam amplamente, o que explica por que atualmente refere-se ao autismo como um espectro de transtornos, os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). Os problemas de comunicação de TEA caracterizam-se pelas dificuldades em utilizar com sentido todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal. Observações recentes indicam que comportamentos repetitivos, aparentemente desprovidos de propósito, não são necessariamente meras manifestações de atividade mental desordenada, sem objetivo ou controle consciente. Relatos de autistas que eventualmente aprenderam a usar dispositivos digitais para se comunicar, indicam que, na verdade, tais comportamentos possam representar uma estratégia adaptativa para reduzir a saturação perturbadora que os estímulos externos podem causar nos circuitos envolvidos na percepção sensorial.
Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um conjunto de aplicativos para tablets e celulares para o auxílio da escrita para usuários não-letrados crianças e portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), denominados de Lietro. O objetivo geral destes softwares é desenvolver e validar uma tecnologia assistiva para tablets digitais, o qual se utilizam de abordagens centradas na percepção visual e na interatividade proporcionada por telas sensíveis ao toque para estimular, de forma a incluir estudantes com necessidades especiais, o aprendizado de linguagem escrita - auxiliando, assim, no seu desenvolvimento intelectual e na sua capacidade de comunicação. O aplicativo também propõe auxiliar pessoas não verbais a se comunicarem mesmo antes de desenvolveram compreensão da linguagem escrita. Os aplicativos foram continuamente testados e ajustados em atividades assistidas por psicólogos com indivíduo autista não-verbal em contexto escolar e em atividades de compra em supermercado, garantindo a melhor experiência aos usuários.

 

VANTAGENS

  • Facilidade de Uso: Intuitivo e interface amigável para uso;
  • Eficiência: Aplicativos testado por diferentes psicólogos em situações reais; Auxílio do letramento de crianças portadoras de TEA.

 

 Agenda 2030 da ONU:

4 Educação de Qualidade 9 Indústria Inovação e Infraestrutura 10 Redução das desigualdades

 

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Entre em contato com a Agência de Comercialização de Tecnologias (ACT) da Coordenação de Inovação eTransferência de Tecnologia (CITT) do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT).

  

 

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