Trezentos C

Data da expedição do registro: 18/10/2022
Data da publicação:
05/10/2021
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem: Outros
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,
  da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Pela UnB: Wilson Henrique Veneziano  | Pesquisa UnB
  Ricardo Ramos Fragelli  | Pesquisa UnB
  Virgínia Tiradentes Souto  | Pesquisa UnB
  Luiz Philipe Xavier Lobo Filho  | Lattes
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)  | Link do site
  Faculdade UnB Gama (FGA)  | Link do site
  Instituto de Artes (IDA)  | Link do site
Departamento: Departamento de Ciências da Computação (CIC)  | Link do site
  Departamento de Design  | Link do site
Classificação - Categoria: SocialTech
Classificação - Subcategoria: Educação

METODOLOGIA TREZENTOS DE APRENDIZAGEM

Boa parte dos casos de ansiedade em provas é ocasionado pelo sentimento do estudante em estar mal preparado para a avaliação. Essa má preparação está geralmente relacionada a conceitos prévios inexistentes ou pouco desenvolvidos que poderiam servir de âncora para novos conceitos, conforme defende a aprendizagem significativa. Nesse contexto, métodos baseados em aprendizagem ativa e colaborativa poderiam ser uma boa alternativa, haja vista que possíveis falhas de conceitos prévios poderiam ser identificadas por estudantes mais bem preparados e também poderia diminuir a sensação de estar pressionado a tirar notas boas. O Método Trezentos visa contribuir tanto na aprendizagem significativa quanto no aspecto humano, em uma aprendizagem significante, na qual o estudante se perceba como um integrante ativo do grupo, desenvolva sua autoestima e reflita sobre o seu próprio percurso de aprendizagem. Constitui um método que tem o objetivo de promover a colaboração entre os estudantes por meio de grupos que são formados de acordo com rendimento dos estudantes nas avaliações, onde alunos com maior rendimento são considerados ajudantes enquanto alunos com menor rendimento são considerados ajudados. Proposto pelo professor Fragelli (2015). Essa metodologia possui pesquisas publicadas destacando a melhoria nas taxas de aprovação de turmas de Cálculo I, com apenas 44% de aprovação, que passaram a aprovar mais de 80% dos estudantes.

Sob essa perspectiva, pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveram um software que junta todos os conceitos da metologia Trezentos para fornecer uma ferramenta de aprendizagem para alunos e professores, de maneira simplificada e acessível. O que o aplicativo traz de vantagens para o professor/aluno é a redução de tempo na organização e burocracia que são inerentes da metodologia trezentos. enquanto não informatizado, processos como ordenação dos estudantes por notas, delegação de grupos e preenchimento de planilhas e formulários tomam tempo, que poderia ser melhor utilizado pelos alunos e professores para o aprofundamento dos conteúdos da disciplina, por exemplo. Com a implementação do aplicativo, a parte burocrática da aplicação do método foi mitigada, beneficiando aos adeptos do Trezentos e facilitando a disseminação do método para os usuários.

• Eficiência: Método de ensino testado pela literatura e evidenciada eficiência no ensino de alunos com dificuldade;
  • Versatilidade: Utiliza a linguagem de programação Flutter, um código aberto que possui um extenso acervo para resolução de problemas.

.

4 Educação de Qualidade 9 Indústria Inovação e Infraestrutura