Informações da proteção | ||
Título: Jogo Interativo Móvel de Aprendizado do Orçamento e Gasto Público Federal - JOAO-MP | ||
Nº da proteção: | BR 51 2019 001256 9 | |
Instituições titulares: | Universidade de Brasília (UnB) | | Link do site |
Data da expedição do registro: | 25/06/2019 | |
Data da criação: |
06/11/2017 | |
Tipo de proteção: | programa de computador | |
Linguagem: | C#, Outros | |
Prazo legal de proteção: | 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta, | |
da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998). | ||
Inventores | ||
Pela UnB: | André Nunes | | Pesquisa UnB |
Rafael Timóteo de Sousa Júnior | | Pesquisa UnB | |
Renato Tarciso Barbosa de Sousa | | Pesquisa UnB | |
Rogério Henrique de Araújo Júnior | | Pesquisa UnB | |
William Ferreira Giozza | | Pesquisa UnB | |
Ariovaldo Dias Furtado | | Lattes | |
Carlos Eduardo Lacerda Veiga | | Lattes | |
Carlos Henrique de Oliveira Leite | | Lattes | |
Daniel Alves da Silva | | Lattes | |
Dário Pereira dos Santos | | Lattes | |
Eder Luiz Dos Santos | | Lattes | |
Fábio Lúcio Lopes de Mendonça | | Lattes | |
Filipe Augusto Francisco de Moraes | ||
Guilherme Fay Vergara | | Lattes | |
Larissa Herculano | | Lattes | |
Matheus de Carvalho Sobrinho | | Lattes | |
Maria Fernanda Nogueira Bittencourt | | Lattes | |
Márcio Aurelio de Souza Fernandes | | Lattes | |
Narmer Abouhassan de Carvalho | | Lattes | |
Nilton Freitas Barbosa | | Lattes | |
Vinicius Coutinho Guimaraes Coelho | | Lattes | |
Unidades da UnB envolvidas do desenvolvimento da tecnologia | ||
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia - (FT) | | Link do site |
Faculdade de Ciências da Informação (FCI) | | Link do site | |
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FACE) | | Link do site | |
Departamento: | Departamento de Engenharia Elétrica (ENE) | | Link do site |
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (ENC) | | Link do site | |
Biblioteca Central (BCE) | | Link do site | |
CLASSIFICAÇÃO | ||
Classificação - Categoria: | SocialTech | |
Classificação - Subcategoria: | Educação |
ESPAÇO DE NOVOS HORIZONTES DE TREINAMENTO
Jogos podem ser a melhor ferramenta para a aceleração do aprendizado, e são produtos de consumo com um amplo mercado. Jogos móveis interativos de aprendizagem são jogos desenvolvidos para serem utilizados em dispositivos móveis, como smatphones ou tablets, e são projetados para ensinar os jogadores algo novo ou que reforça algum conhecimento preexistente. Esses jogos usualmente incorporam conteúdos educacionais e interativos, para engajar mais o usuário, fazendo o processo de construção do conhecimento, divertido e interessante. Pensando nisso, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília, criaram um software de interação, integração e instrução que pode ser utilizado em tablets e smartphones, e que procura interagir com o usuário por meio de jogos de alocação de recursos orçamentários que representam os gastos públicos. O objetivo do jogador é aplicar os recursos disponíveis da melhor forma possível, evoluindo para níveis cada vez mais exigentes e complexos, com base nos benefícios obtidos. O Aplicativo é uma plataforma móvel interativa que foca em ensinar os jogadores sobre técnicas orçamentárias e despesas do governo federal, usando uma série de diferentes mecânicas e elementos interativos para entreter os jogadores e ajudá-los a aprender. Ele tem como principal objetivo ser uma ferramenta de educação e divulgação sobre a receita, orçamento e gastos públicos, com o intuito de incentivar o jogador a conhecer mais sobre a Gestão Pública.
No aplicativo, o Jogador é um gestor público que deve manter a satisfação social acima de um nível mínimo e também tem o desafio de gerenciar os recursos públicos. O jogo se passa em ciclos anuais de planejamento, coleta e gastos. O jogo utiliza inteligência artificial para criar a progressão de dificuldade. Para cada ciclo jogado, a progressão de dificuldade aumenta deixando o jogo mais desafiador. O objetivo do jogo é ser o melhor gestor público pela maior quantidade de tempo que conseguir. O aplicativo foi desenvolvido em duas plataformas: Android e IOS, os mais utilizados em aparelhos móveis. O jogo utiliza inteligência artificial para criar a progressão de dificuldade, aumentando a cada ciclo jogado e deixando o jogo mais desafiador.
VANTAGENS
• Educação: Estímulo a criatividade e senso crítico no ambiente de trabalho;
• Eficiência: Rapidez no processo de treinamento;
• Facilidade de Uso: Processo de aprendizagem de maneira fácil e interativa;
• Versatilidade: Aplicativo acessível para IOS e Android.
Agenda 2030 da ONU:
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