JOAO MP C

Título: Jogo Interativo Móvel de Aprendizado do Orçamento e Gasto Público Federal - JOAO-MP
Nº da proteção: BR 51 2019 001256 9
Data da expedição do registro: 25/06/2019
Data da criação:
06/11/2017
Tipo de proteção: programa de computador
Linguagem: C#, Outros
Prazo legal de proteção: 50 anos contados a partir de 1º de janeiro do ano subseqüente ao da sua publicação ou, na ausência desta,
  da sua criação (art 2º, §2º da Lei nº 9.609/1998).
Pela UnB: André Nunes  | Pesquisa UnB
Classificação - Categoria: SocialTech
Classificação - Subcategoria: Educação

ESPAÇO DE NOVOS HORIZONTES DE TREINAMENTO

Jogos podem ser a melhor ferramenta para a aceleração do aprendizado, e são produtos de consumo com um amplo mercado. Jogos móveis interativos de aprendizagem são jogos desenvolvidos para serem utilizados em dispositivos móveis, como smatphones ou tablets, e são projetados para ensinar os jogadores algo novo ou que reforça algum conhecimento preexistente. Esses jogos usualmente incorporam conteúdos educacionais e interativos, para engajar mais o usuário, fazendo o processo de construção do conhecimento, divertido e interessante. Pensando nisso, pesquisadores(as) da Universidade de Brasília, criaram um software de interação, integração e instrução que pode ser utilizado em tablets e smartphones, e que procura interagir com o usuário por meio de jogos de alocação de recursos orçamentários que representam os gastos públicos. O objetivo do jogador é aplicar os recursos disponíveis da melhor forma possível, evoluindo para níveis cada vez mais exigentes e complexos, com base nos benefícios obtidos. O Aplicativo é uma plataforma móvel interativa que foca em ensinar os jogadores sobre técnicas orçamentárias e despesas do governo federal, usando uma série de diferentes mecânicas e elementos interativos para entreter os jogadores e ajudá-los a aprender. Ele tem como principal objetivo ser uma ferramenta de educação e divulgação sobre a receita, orçamento e gastos públicos, com o intuito de incentivar o jogador a conhecer mais sobre a Gestão Pública.
No aplicativo, o Jogador é um gestor público que deve manter a satisfação social acima de um nível mínimo e também tem o desafio de gerenciar os recursos públicos. O jogo se passa em ciclos anuais de planejamento, coleta e gastos. O jogo utiliza inteligência artificial para criar a progressão de dificuldade. Para cada ciclo jogado, a progressão de dificuldade aumenta deixando o jogo mais desafiador. O objetivo do jogo é ser o melhor gestor público pela maior quantidade de tempo que conseguir. O aplicativo foi desenvolvido em duas plataformas: Android e IOS, os mais utilizados em aparelhos móveis. O jogo utiliza inteligência artificial para criar a progressão de dificuldade, aumentando a cada ciclo jogado e deixando o jogo mais desafiador.

• Educação: Estímulo a criatividade e senso crítico no ambiente de trabalho;
• Eficiência: Rapidez no processo de treinamento;
• Facilidade de Uso: Processo de aprendizagem de maneira fácil e interativa;
• Versatilidade: Aplicativo acessível para IOS e Android.

4 Educação de Qualidade 9 Indústria Inovação e Infraestrutura